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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0792 - Piano VI
Piano VI

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina enfoca questões musicais e técnicas referentes ao domínio e desenvolvimento da execução pianística, incluindo aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem uma performance profissional do repertório destinado a esse instrumento. Tem como objetivo tornar o aluno de Bacharelado em Instrumento – piano apto a desenvolver atividades profissionais de solista, camerista, professor ou pesquisador, assim como habilitá-lo com ferramentas que permitam um contínuo aprimoramento e incremento do seu repertório depois de graduado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4780680 - Eduardo Henrique Soares Monteiro
5331972 - Luciana Sayure Shimabuco
 
Programa Resumido
Cabe ao professor, face ao estágio de desenvolvimento de cada aluno, orientá-lo na escolha de um repertório de demandas técnicas e artísticas progressivas, visando ao seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução e de composição que são característicos da literatura pianística.
 
 
 
Programa
Ao final dos oito semestres, o aluno deverá ter cumprido um programa mínimo que incluirá, obrigatoriamente: J.S.Bach – 3 obras, sendo 2 delas prelúdios e fugas; uma obra de compositor barroco; Haydn ou Mozart – uma Sonata; Beethoven – uma Sonata; duas obras de compositores do período romântico; duas obras compostas nos séculos XX ou XXI; duas obras de compositores brasileiros; um estudo de Liszt ou Chopin; um estudo de Rachmaninoff, Scriabin, Debussy, Prokofieff, Szymanowski, Bartók, Stravinsky ou Ligeti; dois estudos de livre escolha (autores anteriores ou Czerny - op. 740 ou Moskowsky op. 72); uma obra camerística; um concerto para piano e orquestra. METODOLOGIA: 1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas obras do repertório de cada aluno. 2. Masterclasses periódicas com docentes do Departamento e convidados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será semestral e incluirá uma prova prática ao final de cada semestre com banca formada pelo professor de instrumento e outro (s) docente (s) da instituição.
Critério
O critério adotado considerará o progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário ao instrumento e o desempenho na prova prática. Durante esta prova será avaliado seu potencial artístico, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração. Caberá ao professor, em conjunto com seu aluno, determinar quais obras do programa mínimo apresentará em cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BADURA-SKODA, Eva, BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Mozart on the piano. London, Barrie and Rockliff, 1962.
BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Nova York: Oxford University Press, 1993.
BANOWETS, Joseph. The Pianist’s Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992.
BURGE, David, Twentieth-Century piano music. New York: Schirmer Books, 1990.
CHIANTORE, Luca. História de la técnica pianística. Madri: Alinza, 2001.
CHIANTORE, Luca. Beethoven al Piano. Barcelona: Nortesur Musikeon, 2010. 
GANDELMAN, Salomea, 36 Compositores Brasileiros: Obras para piano (1950-1988). Rio de Janeiro: Funarte/Relume Dumará, 1997.
KAPLAN, José Alberto. Teoria da aprendizagem pianística. Porto Alegre: Musas, 1987.
HELFFER, Claude, MICHAUD-PRADEILLES, Catherine. O piano. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
LEDBETTER, David. Bach’s Well-tempered Clavier: The 48 Preludes and Fugues. New Haven: Yale University Press, 2002.
MAGALHÃES, Homero de. Bach: Prelúdios e Fugas I. São Paulo: Novas Metas, 1988. 
NEUHAUS, Henrich. The art of piano playing. London: Kahn & Averill, 1993. 
NEVES, José Maria, Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
RINK, J. (Ed.) The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. New York: Cambridge University Press, 1995. 
NEWMAN, William S., Beethoven on Beethoven – Playing his piano music his way. New York: Norton, 1988.
ROSEN, Charles. The classical style. Edição expandida. Nova York: W. W. Norton, 1997.
ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: Edusp, 2000.
ROSEN, Charles. The Piano Notes. New York: Free Press, 2004.
ROSENBLUM, Sandra P. Performance Practices in Classic Piano Music. Bloomington: Indina University Press, 1988.
SÁ PEREIRA, Antonio. O Ensino Moderno do Piano: Apredizagem Racionalizada. São Paulo: Ricordi, 1933.
STEWART, Gordon. A History of Keyboard Literature: Music for the Piano and its Forerunnes. Nova York: Schirmer Books, 1996. 
 

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