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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0797 - Percussão III
Percussion III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina enfoca questões técnicas referentes ao domínio dos instrumentos , abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem uma performance profissional do repertório para percussão. Tem como objetivo tornar o aluno de Bacharelado em Instrumento – percussão apto a desenvolver atividades profissionais de solista, camerista, professor e/ou pesquisador, assim como habilitá-lo com ferramentas que permitam um contínuo aprimoramento e incremento do seu repertório, mesmo depois de graduado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3380891 - Ricardo de Figueiredo Bologna
 
Programa Resumido
Cabe ao professor, face ao potencial de cada aluno, orientá-lo na escolha de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução e de composição que são característicos da literatura para percussão.
 
 
 
Programa
Ao final dos oito semestres, o aluno deverá ter cumprido um programa mínimo que deverá incluir, obrigatoriamente:

. Caixa –clara

Estudos médios e avançados de Jacques Délécluse, Michel Peters, Siegfried Fink, Morris Goldenberg.
Trechos orquestrais

.Marimba

Método do Movimento de L. H. Stevens, Ideokinetics de Gordon Stout.
Keiko Abe: Michi ou Dream of the Cherry Blomson ou Wind Sketch ou Variations on Japanese Children Songs ou Prism
Minoru Miki: Time ou Marimba Spiritual
Toshimitsu Tanaka; Two Movements for Marimba
Akira Sueyoshi: Mirage
Peter Klatzow: Dances of Earth and Fire
Gordon Stout: Two Mexican Dances

.Vibrafone

Método Friedman, Método Burton.
Daniel Almada: Linde
Gary Burton: Chega de Saudade

.Tímpanos

Elliot Carter: 8 peças para tímpanos
Trechos Orquestrais

.Múltipla Percussão

Iannis Xenakis: Rebonds ou Psapha
Morton Feldman: The King of Denmark
Maki Ishii: Thirteen Drums

METODOLOGIA:
1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas diversas obras do repertório para percussão solo e trecho orquestrais.
2. Masterclasses periódicos com docentes do Departamento e convidados.
3. Ensaio e aulas em com o Grupo de percussão dos alunos do curso de graduação, onde serão trabalhadas várias peças do repertório de musica de câmara para percussão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será semestral e incluirá uma prova prática ao final de cada semestre com banca formada pelo professor de instrumento e mais um docente da instituição. Outro método de avaliação é a atividade que o aluno desenvolve como integrante do Grupo de percussão durante o semestre na preparação das obras a serem executadas, no seu comportamento perante o grupo e na responsabilidade na elaboração de programas para os vários concertos que o grupo oferece no campus da USP. Essa avaliação é feita ao longo do semestre, sem uma prova específica.
Critério
O critério adotado considerará no progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário do instrumento e o desempenho na prova prática. Durante esta prova será avaliado seu potencial artístico, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração. Caberá ao aluno, em conjunto com seu professor, determinar quais obras do programa mínimo apresentará em cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
COPE, David – “Tecnhiques of the Contemporary Composer”, Waveland Press, Inc, 1997. Estados Unidos.

COPE, David – “New Directions in Music”, Waveland Press, Inc, 2000. Estados Unidos.

DELADANDE, François – “Il faut être constamment un immigré; Entretiens avec Iannis Xenakis.” Pierre Zech, ed. Paris: Buchet/Chastel, 1997, França

GRIFFITHS, Paul – “Modern Music and After”, Clarendon Paperbacks. Estados Unidos.

HARLEY, James – “Xenakis: His Life in Music”, Routledge, 2004. Estados Unidos.

LARKIN, Barry – “Analyse pour jouer “PSAPPHA”, Percussive Notes n. 36, 1982. Estados Unidos.

TATLOW, Ruth – “Golden Number”, New Grove Dictionary of Music and Musicians, Ed. Stanley Sadie. 20 vol. Londres: Macmillan, 2001. Inglaterra.

VARGA, Balint Andras – “Conversations with Iannis Xenakis”, Faber & Faber, 1996. Inglaterra.

XENAKIS, Iannis – “Psappha”. Ed. Salabert, 1975. França.

XENAKIS, Iannis – “Rebonds”. Ed. Salabert, 1989. França.
 

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