Esta disciplina enfoca questões técnicas referentes ao domínio dos instrumentos , abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem uma performance profissional do repertório para percussão. Tem como objetivo tornar o aluno de Bacharelado em Instrumento – percussão apto a desenvolver atividades profissionais de solista, camerista, professor e/ou pesquisador, assim como habilitá-lo com ferramentas que permitam um contínuo aprimoramento e incremento do seu repertório, mesmo depois de graduado.
Cabe ao professor, face ao potencial de cada aluno, orientá-lo na escolha de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução e de composição que são característicos da literatura para percussão.
Ao final dos oito semestres, o aluno deverá ter cumprido um programa mínimo que deverá incluir, obrigatoriamente:. Caixa –claraEstudos médios e avançados de Jacques Délécluse, Michel Peters, Siegfried Fink, Morris Goldenberg.Trechos orquestrais.MarimbaMétodo do Movimento de L. H. Stevens, Ideokinetics de Gordon Stout.Keiko Abe: Michi ou Dream of the Cherry Blomson ou Wind Sketch ou Variations on Japanese Children Songs ou PrismMinoru Miki: Time ou Marimba SpiritualToshimitsu Tanaka; Two Movements for MarimbaAkira Sueyoshi: MiragePeter Klatzow: Dances of Earth and FireGordon Stout: Two Mexican Dances.VibrafoneMétodo Friedman, Método Burton.Daniel Almada: LindeGary Burton: Chega de Saudade.TímpanosElliot Carter: 8 peças para tímpanosTrechos Orquestrais .Múltipla PercussãoIannis Xenakis: Rebonds ou PsaphaMorton Feldman: The King of DenmarkMaki Ishii: Thirteen DrumsMETODOLOGIA: 1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas diversas obras do repertório para percussão solo e trecho orquestrais.2. Masterclasses periódicos com docentes do Departamento e convidados.3. Ensaio e aulas em com o Grupo de percussão dos alunos do curso de graduação, onde serão trabalhadas várias peças do repertório de musica de câmara para percussão.
COPE, David – “Tecnhiques of the Contemporary Composer”, Waveland Press, Inc, 1997. Estados Unidos.COPE, David – “New Directions in Music”, Waveland Press, Inc, 2000. Estados Unidos.DELADANDE, François – “Il faut être constamment un immigré; Entretiens avec Iannis Xenakis.” Pierre Zech, ed. Paris: Buchet/Chastel, 1997, FrançaGRIFFITHS, Paul – “Modern Music and After”, Clarendon Paperbacks. Estados Unidos.HARLEY, James – “Xenakis: His Life in Music”, Routledge, 2004. Estados Unidos.LARKIN, Barry – “Analyse pour jouer “PSAPPHA”, Percussive Notes n. 36, 1982. Estados Unidos.TATLOW, Ruth – “Golden Number”, New Grove Dictionary of Music and Musicians, Ed. Stanley Sadie. 20 vol. Londres: Macmillan, 2001. Inglaterra.VARGA, Balint Andras – “Conversations with Iannis Xenakis”, Faber & Faber, 1996. Inglaterra.XENAKIS, Iannis – “Psappha”. Ed. Salabert, 1975. França.XENAKIS, Iannis – “Rebonds”. Ed. Salabert, 1989. França.