Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0814 - Viola IV
Viola IV

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina enfoca questões musicais e técnicas referentes ao domínio do instrumento, abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem uma performance profissional do repertório violístico. Tem como objetivo tornar o aluno de Bacharelado em Instrumento – viola apto a desenvolver atividades profissionais de solista, camerista, professor e/ou pesquisador, assim como habilitá-lo com ferramentas que permitam um contínuo aprimoramento e incremento do seu repertório depois de graduado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085103 - Marcelo Jaffe
 
Programa Resumido
Cabe ao professor, face ao potencial de cada aluno, orientá-lo na escolha de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução e de composição que são característicos da literatura violistica.
 
 
 
Programa
Métodos – Kayser, Wolfhart, Kreutzer, Campagnolli, Dont, Flesch, Sevcik.
Repertorio - Suites de Bach, Sonatas de Haendel, Fantasias de Telemann, Sonata de Humell, Fantasia de Humell, Sonata de Schubert, Märchenbilder de Schumann, Sonatas de Brahms, Romance de Bruch, Sonatas de Hindemith, 3 Peças de Guerra Peixe, Melorritmias de Aguiar, Sonata de Camargo Guarnieri, Brasiliana de Krieger, Andante e Rondo Húngaro de Weber, Concertpiece de Enesco, Sinfonia Concertante de Mozart, Concertos de Christian Bach, Stamitz, Hoffmeister, Walton, Hindemith, Gnattali, Bartok.

METODOLOGIA:
Através de ensino tradicional, em aulas individuais semanais usando obras e estudos de dificuldade crescente, bem como a inserção de informações sobre contraponto, harmonia e história da música para desenvolvimento de capacidade de interpretação.
Haverá também Masterclasses periódicos com docentes do Departamento e convidados, bem como aulas em grupo onde serão trabalhadas coletivamente as execuções dos alunos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será semestral e incluirá uma prova prática ao final de cada semestre com banca formada pelo professor de instrumento e outro (s) docente (s) da instituição.
Critério
O critério adotado considerará no progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário do instrumento e o desempenho na prova prática. Durante esta prova será avaliado seu potencial artístico, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração. Caberá ao aluno, em conjunto com seu professor, determinar quais obras do programa mínimo apresentará em cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Será usada toda a bibliografia que compõe a historiografia musical, devidamente relacionada para o aprendizado e prática da viola.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0814

Clique para consultar o oferecimento para CMU0814

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP