Desenvolvimento contínuo do domínio da técnica do instrumento por meio da coordenação de padrões os quais estará embasado toda técnica: domínio da leitura e compreensão da peça e sua conceitualização de princípios técnicos, aspectos físicos e de resistência muscular do corpo para que haja o reconhecimento desses tópicos na hora da execução.
1° E 2° SEMESTRESESTUDOS: BLAZHEVICH, V. : “STUDIES IN CLEFS”; MARSTELLER, Robert : “BASIC ROUTINES”MODOS: Maior (Jônio) e menor antiga (eóleo)Trechos orquestrais: Schumann: Dritte Symphonie; Ravel: La Valse; Respighi: Pini di Roma; Mahler: 3ª Sinfonia; Strauss: Zarathustra.Repertório solo : Korsakov/ Concerto; Larsson/Concertino; Gräfe/Grand Concerto; David/Concertino;
1° E 2° SEMESTRESBLAZHEVICH, V. : “STUDIES IN CLEFS” (International Music Co. – 1957)GAGLIARDI, Gilberto : “32 ESTUDOS PARA TROMBONE”JACOBS, Arnold : “SONG AND WIND” ( Wind Song Press – 1996)MAC CHESNEY, Bob : “DOODLE STUDIES” (1992)MARSTELLER, Robert : “BASIC ROUTINES” (Southern Music – 1966)PERETTI, S. : “METODO PARA TROMBON DE ÊMBOLOS” Vol. II (Ricordi – 1956)THOMPSON, James : “BUZZING BASICS” vol. II (Atlanta Brass Soc. Press. – 1995)Peças : Korsakov/ Concerto; Larsson/Concertino; Gräfe/Grand Concerto; Matej/Koncert; Macedo/Fantasia Concertante; Gardell/Atlantic; Bloch/Symphony; De Meij/T-Bone; David/Concertino; Wagenseil/Concerto.METODOLOGIA: Enquadrado dentro da linha filosófica da Pedagogia Crítica, o curso será composto por aulas individuais do trombone, Prática em estúdio, Laboratórios (mímica e pulmonar) e atividades extra-curriculares, tais como aulas coletivas, recitais solo, coral de trombones e participação em grupos maiores.
FARKAS, The Art of Brass PlayingINTERNATIONAL Trombone Association – journalKLEINHAMMER, The Art of Trombone PlayingMORGAN, James Thusmond : “NOTE GROUPING” (Meredith Music Publish – 1991)ORCHESTRAL Excerpts for Trombone – (International Music Co.)WICK, Trombone Technique