Desenvolvimento contínuo do domínio da técnica do instrumento por meio da coordenação de padrões os quais estará embasado toda técnica: domínio da leitura e compreensão da peça e sua conceitualização de princípios técnicos, aspectos físicos e de resistência muscular do corpo para que haja o reconhecimento desses tópicos na hora da execução.
3° E 4° SEMESTRESESTUDOS: SCHLOSBERG, Max : “DAILY DRILLS AND TECHNICAL STUDIES”; ARBAN : “COMPLETE METHOD FOR TROMBONE” MODOS: Hexafônico e PentatônicoTrechos orquestrais: Mahler: 2ª Sinfonia; Moussorgsky: Quadros; Wagner: Flying Dutchman; Prokofiev: Romeo e Julieta; Tchaikovsky: Romeo e Julieta.Repertório solo : Bozza/ Ballade; Creston/Fantasy; Tomasi/Concerto; Albrechtsberger/Concerto; Mahler/Song of Wayfarer.
3° E 4° SEMESTRESARBAN : “COMPLETE METHOD FOR TROMBONE” – (Carl Fischer)BLUME, O. : “36 STUDIES FOR TROMBONE” ( International Music - 1965)MACBETH, Carlton : “THE ORIGINAL LOUIS MAGGIO SYSTEM” (Maggio Music Press – 1968)MORGAN, James Thusmond : “NOTE GROUPING” (Meredith Music Publish – 1991)SCHLOSBERG, Max : “DAILY DRILLS AND TECHNICAL STUDIES” ( M. Baron, Co. – 1947)Peças : Bozza/ Ballade; Creston/Fantasy; Tomasi/Concerto; Albrechtsberger/Concerto; White/Sonata; Jacob/Concerto; Stevens/Sonatina; Monaco/Sonata; Small/Conversation; Mahler/Song of Wayfarer.
FARKAS, The Art of Brass PlayingINTERNATIONAL Trombone Association – journalKLEINHAMMER, The Art of Trombone PlayingMORGAN, James Thusmond : “NOTE GROUPING” (Meredith Music Publish – 1991)ORCHESTRAL Excerpts for Trombone – (International Music Co.)WICK, Trombone Technique