Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0824 - Trombone VI
Trombone VI

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Desenvolvimento contínuo do domínio da técnica do instrumento por meio da coordenação de padrões os quais estará embasado toda técnica: domínio da leitura e compreensão da peça e sua conceitualização de princípios técnicos, aspectos físicos e de resistência muscular do corpo para que haja o  reconhecimento desses tópicos na hora da execução.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54074 - Donizeti Aparecido Lopes Fonseca
 
Programa Resumido
5° E 6° SEMESTRES

ESTUDOS: BLAZHEVICH: “Sequences”; ROCHUT / BORDOGNI: “Melodious Etudes”, vol. III;
MODOS: Harmônica menor e Napoletana
Trechos orquestrais: Respighi: Fontane di Roma; Schubert: Sinfonia Inacabada; Berg: Drei Orchesterstucke; Strauss: Till Eulenspiegels; Holst: Planets.
Repertório solo : Rabe, Folke/Basta; Defaye/Deux Danses; Grondahl/Concerto; Jacob/Concerto; Stojowski/Fantasy;
 
 
 
Programa
5° E 6° SEMESTRES

BLAZHEVICH: “Sequences”
CARUSO, Carmine: “CALISTENICS STUDIES”, vol. II
GORDON, Claude: “TONGUE LEVEL STUDIES” – (Carl Fischer)
OSTRANDER: “Shifting Meter Studies (baixo)
ROCHUT / BORDOGNI: “Melodious Etudes”, vol. III – (Carl Fischer – 1928)
VERNON, C.: “A Singing Approach.

Peças: (Trombone-tenor) Davison/Sonata; Berghmans/La Femme a Barbe; Krenek/Five Pieces; Stevens/Sonata; Cesare/La Hyeronyma; Mozart, Leopold/Concerto; Rabe, Folke/Basta; Vivaldi, Antonio/L’Inverno; Boutry/Capriccio; Defeye/Deux Danses; White/Sonata; Berio/Sequenza V; Weber/Romance; Handel/Concerto in F minor; Grondahl/Concerto; Albrechtsberger/ Concerto; Jacob/Concerto; Block/Symphony; Stojowski/Fantasy; Shostakovitch/ 4 preludes.

Peças: (Trombone-baixo) Wilder/Sonata; White/Tetra Ergon; Spillman/Concert & Two Songs; Hartley/Sonata Breve; Dedrick/ Inspiration; Cope/Three Pieces; Bozza/New Orleans; Bigot/ Carillon et Bourdon; Bach/Suite #4; Adler/Canto; Lieb, Richard/Concerto; Wilder/Sonata; George, T.R./ Sonata.

METODOLOGIA: Enquadrado dentro da linha filosófica da Pedagogia Crítica, o curso será composto por aulas individuais do trombone, Prática em estúdio, Laboratórios (mímica e pulmonar) e atividades extra-curriculares, tais como aulas coletivas, recitais solo, coral de trombones e participação em grupos maiores.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação servirá como um coroamento do trabalho individual feito no semestre. O tempo total será de 30 minutos, e será usado pelo estudante para sua execução dos assuntos estudados no semestre. A Banca poderá repetir o aluno, se assim o convier, caso o nível da apresentação não corresponda ao domínio de 70% (média 7) dos assuntos do semestre que se finda, ou se ainda, ao aplicar o Fator Percentual de programa a nota final for inferior a 7 (sete). A Banca poderá fazer comentários sobre a apresentação, recomendando melhorias para a próxima avaliação. Todos os alunos estão obrigados a executar um recital a cada semestre.
Critério
Serão os seguintes:
1. 3 movimentos de uma mesma peça do programa do semestre (ou 3 movimentos de peças diferentes do programa do semestre). (60% da nota total)
2. Estudos de técnicas específicas do semestre (10 % da nota total)
3. Escalas (de cor) em 2 oitavas. (10% da nota total)
4. Leitura a primeira vista. (10% da nota total)
5. Habilidades de apresentação (comentários a viva voz do compositor e da peça que está executando). (5% da nota total)
6. Pelo menos um dos movimentos do item 1 será tocado de memória. (5% da nota total).

Calcular-se-á a média das notas aferidas pela banca, em média simples. Sobre essa média simples será multiplicado o Fator Percentual de Programa (porcentagem realizada do programa, dividida por cem) resultando portanto na nota final do semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
FARKAS, The Art of Brass Playing
INTERNATIONAL Trombone Association – journal
KLEINHAMMER, The Art of Trombone Playing
MORGAN, James Thusmond : “NOTE GROUPING” (Meredith Music Publish – 1991)
ORCHESTRAL Excerpts for Trombone – (International Music Co.)
WICK, Trombone Technique
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0824

Clique para consultar o oferecimento para CMU0824

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP