Desenvolvimento contínuo do domínio da técnica do instrumento por meio da coordenação de padrões os quais estará embasado toda técnica: domínio da leitura e compreensão da peça e sua conceitualização de princípios técnicos, aspectos físicos e de resistência muscular do corpo para que haja o reconhecimento desses tópicos na hora da execução.
1° E 2° SEMESTRESESTUDOS: H.W. TYRREL: “ADVANCED STUDIES”; BORIS GRIGORIEVMODOS: Maior (Jônio) e menor antiga (eóleo)Trechos orquestrais: Mahler: Sinfonia Nº 2; Tchaikowsky: Sinfonias Nº 1, 2, 3, 4.Repertório solo : R. V. Williams: English Folk Song – Six Studies; Robert Downling: His Majesty the Tuba; Curnow: Yorkshire Ballade.
1° E 2° SEMESTRESJACOBS, Arnold : “SONG AND WIND” ( Wind Song Press – 1996)MAC CHESNEY, Bob : “DOODLE STUDIES” (1992)THOMPSON, James : “BUZZING BASICS” vol. II (Atlanta Brass Soc. Press. – 1995)Peças : R. V. Williams: English Folk Song – Six Studies; Robert Downling: His Majesty the Tuba; Curnow: Yorkshire Ballade.METODOLOGIA: Enquadrado dentro da linha filosófica da Pedagogia Crítica, o curso será composto por aulas individuais do trombone, Prática em estúdio, Laboratórios (mímica e pulmonar) e atividades extra-curriculares, tais como aulas coletivas, recitais solo, coral de trombones e participação em grupos maiores.
FARKAS, The Art of Brass PlayingJACOBS, Arnold: Song and Wing (Windsong Pr Ltd, Janeiro, 1997)MORGAN, James Thusmond : “NOTE GROUPING” (Meredith Music Publish – 1991)ORCHESTRAL Excerpts for Tuba – (International Music Co.)