Desenvolvimento contínuo do domínio da técnica do instrumento por meio da coordenação de padrões os quais estará embasado toda técnica: domínio da leitura e compreensão da peça e sua conceitualização de princípios técnicos, aspectos físicos e de resistência muscular do corpo para que haja o reconhecimento desses tópicos na hora da execução.
3° E 4° SEMESTRESESTUDOS: SCHLOSBERG, Max : “DAILY DRILLS AND TECHNICAL STUDIES”; ARBAN : “COMPLETE METHOD FOR TUBA” MODOS: Hexafônico e PentatônicoTrechos orquestrais: R. Wagner: Mestres Cantores; R. Wagner: Rienzi Overture; G. Verdi: Ainda; G. Verdi: Força do Destino; Tchaikowsky: 1812 - OvertureRepertório solo : A. Frackenpohl: Concertino; Camille Saint – Saëns: The Swan;C. F. GOUNOD: Ave Maria;
3° E 4° SEMESTRESARBAN : “COMPLETE METHOD FOR TROMBONE” – (Carl Fischer)MACBETH, Carlton : “THE ORIGINAL LOUIS MAGGIO SYSTEM” (Maggio Music Press – 1968)MORGAN, James Thusmond : “NOTE GROUPING” (Meredith Music Publish – 1991)SCHLOSBERG, Max : “DAILY DRILLS AND TECHNICAL STUDIES” ( M. Baron, Co. – 1947)Peças : A. Frackenpohl: Concertino; Camille Saint – Saëns: The Swan;C. F. GOUNOD: Ave Maria;METODOLOGIA: Enquadrado dentro da linha filosófica da Pedagogia Crítica, o curso será composto por aulas individuais do trombone, Prática em estúdio, Laboratórios (mímica e pulmonar) e atividades extra-curriculares, tais como aulas coletivas, recitais solo, coral de trombones e participação em grupos maiores.
FARKAS, The Art of Brass PlayingJACOBS, Arnold: Song and Wing (Windsong Pr Ltd, Janeiro, 1997)MORGAN, James Thusmond : “NOTE GROUPING” (Meredith Music Publish – 1991)ORCHESTRAL Excerpts for Tuba – (International Music Co.)