Desenvolvimento contínuo do domínio da técnica do instrumento por meio da coordenação de padrões os quais estará embasado toda técnica: domínio da leitura e compreensão da peça e sua conceitualização de princípios técnicos, aspectos físicos e de resistência muscular do corpo para que haja o reconhecimento desses tópicos na hora da execução.
7° E 8° SEMESTRESESTUDOS: TYRRELL: “40 Progressive Studies”; BENEDETTO MARCELO: 6 Sonatas;MODOS: Lídio e Lídio 7ª menorTrechos orquestrais: I. Stravinsky: Pássaro de Fogo; R. Wagner: The Flying Dutchman; R. Wagner: Lohengrin; M. Ravel: La Valse; R. Strauss: Sinfonia AlpinaRepertório solo : Hindemith/Tuba Sonata; Williams/Tuba Concerto; A. Lebedej: Concerto em um Movimento; D. Shostakovsky: Adagio; A. Barat: Introduction and Dance.
7° E 8° SEMESTRESGRIGORIEV: “50 e 78 Etudes”KOPPRASCH: “60 Technical Studies”STEPHANOVSKY-BROWN: “20 Studies”TYRRELL: “40 Progressive Studies”Peças: Hindemith/Tuba Sonata; Williams/Tuba Concerto; A. Lebedej: Concerto em um Movimento; D. Shostakovsky: Adagio; A. Barat: Introduction and Dance.METODOLOGIA: Enquadrado dentro da linha filosófica da Pedagogia Crítica, o curso será composto por aulas individuais do trombone, Prática em estúdio, Laboratórios (mímica e pulmonar) e atividades extra-curriculares, tais como aulas coletivas, recitais solo, coral de trombones e participação em grupos maiores.
FARKAS, The Art of Brass PlayingJACOBS, Arnold: Song and Wing (Windsong Pr Ltd, Janeiro, 1997)MORGAN, James Thusmond : “NOTE GROUPING” (Meredith Music Publish – 1991)ORCHESTRAL Excerpts for Tuba – (International Music Co.)