Introdução à audição crítica de obras de diversos períodos, em estilos diversos, por solistas, regentes e autores igualmente diversos. Estilos de época. Envolvimento do aluno e sua execução com o proveito dessas análises e discussões. Preparação de repertório segundo os mesmos métodos de execução discutidos em classe.
1. Estilos de época e estilo próprio2. Orientação fundamental para preparação de repertório3. Fundamentos para uma análise pessoal do repertório individual4. A necessidade de ouvir sempre. A escolha dos melhores como referência5. A inserção da percepção própria dentro do ambiente acadêmico6. A necessidade da pesquisa interpretativa
1. A música no ambiente acadêmico2. A interrelação entre pesquisa acadêmica e investigação pessoal3. O aproveitamento da convivência acadêmica nos projetos de pesquisa e TCC4. O universo da música prática no contexto acadêmico5. A execução musical6. Experiências musicais individuais e trocas de informações.
DONINGTON, Robert. Style and Performance: a Handbook. NY: WW Norton, 1970 DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de Termos e Expressões da Música. SP: Ed. 34, 2004. HARNONCOURT, Nikolaus. O Diálogo Musical. RJ: Jorge Zahar, 1993MOORE, Douglas. A Guide to Musical Styles. NY: Norton, 1962.SCHURMANN, E. F. A Música como Linguagem: Uma Abordagem Histórica. SP: Brasiliense, 1989. TAME, David. O Poder Oculto da Música. SP: Cultrix, 1979.WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido. SP: Companhia das Letras, 1989.