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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0839 - Villa-Lobos e os Metais Orquestrais – Suas Possibilidades Interpretativas
The orchestral brass section in Villa-Lobos and theirs potential interpretative solutions

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2014 Desativação:

Objetivos
1. Analisar e discutir trechos orquestrais, escritos por Villa-Lobos para instrumentos de metais, através da orquestração e ainda a aplicação de estratégias interpretativas específicas para estes instrumentos.
2. Apresentar um panorama da produção villalobiana para os metais, com ênfase no repertório sinfônico.
3. Oferecer subsídios para as atividades práticas orquestrais, bem como criar um paralelo com a produção europeia da mesma época, direcionado à alunos interessados na graduação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54074 - Donizeti Aparecido Lopes Fonseca
 
Programa Resumido
O curso analisará trechos específicos em doze peças escritas por Villa-Lobos, destinados aos metais de uma orquestra sinfônica e suas possíveis soluções técnicas. As sugestões interpretativas estarão embasadas em autógrafos e corroboradas por uma revisão atualizada da literatura, propondo uma compreensão maior sobre as ferramentas expressivas oferecidas ao intérprete de metal sinfônico, inserindo-o dentro da dialética villalobiana.
 
 
 
Programa
As quinze aulas previstas serão expositivas, com enfoque nos aspectos que seguem:

Aula 1: – Fundamentação Teórica

Revisão do histórico, evolução dos metais e sua relação com as práticas interpretativas referentes ao período de composição das peças analisadas. Técnica e terminologia envolvidas no uso da teoria básica dos metais, nos seguintes tópicos: extensão melódica no âmbito orquestral; glissandos, dimensões e acessórios, respiração contínua ou circular e Flexibilidade extrema. Como ponto de partida para a preparação para a aula, os alunos devem ler o conteúdo respectivo nos seguintes autores: Edward Kleinhammer, The Art of Trombone Playing (1963), Denis Wick, Trombone Technique (1971), Keith Johnson: The Art of trumpet playing (1984) e Leonard Ratner: Classic Music (1985).

Aula 2: Construção da execução musical e contextualização histórica:

A compreensão do processo de construção de uma execução musical por meio do estudo de pesquisas relacionadas ao assunto. Ainda nesta aula será esplanada uma breve contextualização histórica e suas variantes formais a partir de acontecimentos ligados estritamente à evolução da escrita villa-lobiana, onde serão levantadas referências históricas, variantes atemporais e os personagens que possibilitaram a trajetória musical de Villa-Lobos.

Aula 3: Os Balés: Uirapuru

Apresentação de aspectos históricos referente aos Balés Uirapuru. Apresentação de aspectos de análise
referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e articulação),
comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 4: Os Balés: Amazonas

Apresentação de aspectos históricos referente ao Balé Amazonas. Apresentação de aspectos de análise
referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e articulação),
comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 5: Os Choros: Choros Nº. 4

Apresentação de aspectos históricos referente ao Choros Nº.4. Apresentação de aspectos de análise
referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e articulação),
comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 6: Os Choros: Choros Nº. 6

Apresentação de aspectos históricos referente ao Choros Nº.6. Apresentação de aspectos de análise
referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e articulação),
comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 7: Os Choros: Choros Nº. 10

Apresentação de aspectos históricos referente ao Choros Nº.10. Apresentação de aspectos de análise
referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e articulação),
comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 8: As Bachianas: Bachianas Nº. 2

Apresentação de aspectos históricos referente à Bachianas brasileiras Nº.2. Apresentação de aspectos de
análise referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e
articulação), comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 9: As Bachianas: Bachianas Nº. 4

Apresentação de aspectos históricos referente à Bachianas brasileiras Nº.4. Apresentação de aspectos de
análise referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e
articulação), comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 10: Os Concertos: Momoprecoce

Apresentação de aspectos históricos referente aos Concertos (Momoprecoce). Apresentação de aspectos de
análise referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e
articulação), comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 11: Os Concertos: Concerto para violão e pequena orquestra

Apresentação de aspectos históricos referente ao Concerto Nº.2 para violoncelo e orquestra. Apresentação
de aspectos de análise referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas
(dinâmica e articulação), comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos
escolhidos.

Aula 12: Os Concertos: Concerto Nº. 2 para Violoncelo e orquestra
Apresentação de aspectos históricos referente ao Concerto para violão e pequena orquestra. Apresentação de
aspectos de análise referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e
articulação), comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 13: As Sinfonias: Sinfonia Nº. 6
Apresentação de aspectos históricos referente à Sinfonia Nº.6. Apresentação de aspectos de análise
referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e articulação),
comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 14: As Sinfonias: Sinfonia Nº. 12
Apresentação de aspectos históricos referente à Sinfonia Nº.12. Apresentação de aspectos de análise
referente à orquestração (timbre, textura e densidade), abordagens técnicas (dinâmica e articulação),
comentários e soluções interpretativas diferenciadas (tópicas) sobre os trechos escolhidos.

Aula 15: Considerações finais sobre as obras analisadas e apresentação dos trabalhos escritos.
Discografia específica. Lista de obras compostas por Villa-Lobos para metais. Ao final do curso, cada aluno
redigirá um trabalho contendo 12 páginas contendo uma análise interpretativa de qualquer uma das peças
analisadas no curso – considerada a interação entre os parâmetros estudados e sua solução interpretativa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Além das aulas expositivas o professor solicitará atividades complementares, como participação em aula e apresentação de trabalho sobre as peças analisadas.
Critério
A nota de fechamento de semestre baseia-se na apresentação de trabalho final escrito e na frequência individual.

Trabalho final: 60% da nota final
Participação em sala: 40%
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
ALVES, Marcelo Eterno. Os instrumentos de metal no Choros nº10 de Villa-Lobos: Uma visão analíticointerpretativa. Disertação de Mestrado. Brasil: UFG, 2003.
CARDOSO, Antonio Marcos Souza. O Trompete nos Choros de Heitor Villa-Lobos: possibilidades interpretativas no âmbito da orquestra sinfônica. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2009.
FERRER, Marcus. Suíte retratos e Choros IV: o Choro visto por Radamés Gnattali e Heitor VillaLobos. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
GERLING, C. C., DOS SANTOS, R. A. T. Pesquisas qualitativas e quantitativas em práticas
interpretativas. In: FREIRE, W. (Org). Horizontes de pesquisa em música. Rio de Janeiro: Letras, 2010, p.96-138.
HEITOR, Luiz. 150 anos de música no Brasil (1800 - 1950). 1ª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1956.
JARDIM, Gil. O Estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos. São Paulo: Editora Philarmonia Brasileira, 2005.
JOHNSON, Keith. The Art of Trumpet Playing. Denton, Texas: Gore Publishing, 1984.
KLEINHAMMER, Edward. The Art of Trombone Playing. Evanston, Illinois: Summy-Birchard Co., 1963.
MAGNANI, Sérgio. Comunicação e Expressão na Linguagem da Música. Belo Horizonte: UFMG, 1989.
MENKEN, Julian. Anthology of Symphonic and Operatic Excerpts for bass trombone. Nova Iorque / EUA: Carl Fischer Inc., 1957.
NÓBREGA, Adhemar. As Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. 2ª ed. Rio de Janeiro: MEC, 1976.
PEREIRA, Roberto. A Formação do Balé Brasileiro. 1ª. edição Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
PALMA, Enos da Costa, & CHAVES JR., Edgard de Brito. As Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1971.
PINTO, Alexandre Gonçalves. O choro. Rio de Janeiro: Edição FUNARTE, 1978.
RATNER, Leonard G. Classic Music: Expression, Form and Style. New York: Schirmer Books, 1985.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos composicionais. São Paulo: Editora UNICAMP, 2009.
SEINCMAN, Eduardo. Estética da Comunicação Musical. São Paulo: Editora Via Lettera, 2008.
SEIXAS, Guilherme Bernstein. Procedimentos composicionais nos Choros orquestrais de Heitor VillaLobos. Tese de Douturado. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.
SMITH, Henry Charles. 20th Century Orchestra Studies for trombone. New York: G. Schirmer, Inc., 1969.
VILLA-LOBOS. Síntese crítica e biográfica. 3ª ed. Rio de Janeiro: MEC/DAC/Museu Villa-Lobos.
VILLA-LOBOS. O Homem e a Obra. 12ª ed. : Rio de Janeiro, Francisco Alves.
WICK, Denis. Trombone Technique. London: Oxford Univ. Press, 1971.
WHITE, Eric Walter: Stravinsky: The Composer and His Works, 2a. edição. Berkeley e Los Angeles: The University of California Press. ISBN 0-520-03985-8, 1979.
 

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