Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0841 - Tópicos em Música de Câmara I
Topics in Chamber Music I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem o intuito de promover a reflexão sobre a Performance Musical. Será dado o enfoque no repertório camerístico escrito por compositores representantes das mais importantes vertentes da História da Música. O curso, voltado para a área de práticas interpretativas, oferecerá a apresentação das obras e o embasamento para decisões interpretativas, por meio do estudo histórico e analítico do repertório.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
518095 - Eliane Tokeshi
 
Programa Resumido
O curso abordará a produção camerística de compositores representantes das mais importantes vertentes da História da Música. Serão analisadas e executadas as obras significativas nas diversas formações incluindo duo, trio, quarteto e quinteto.
 
 
 
Programa
O conteúdo programático será indicado pelo professor variando de acordo com a produção camerística dos compositores escolhidos para estudo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários (apresentação oral) e recital.
Critério
O critério adotado considerará a participação ativa em aulas, assiduidade, domínio do conteúdo abordado em seminários e desempenho nos recitais.
Norma de Recuperação
Disciplina sem segunda avaliação
 
Bibliografia
     
AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.
BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761: its relationship to the violin and violin music. Oxford: Clarendon, 1990.
BRENDEL, Alfred. Musical thoughts and afterthoughts. New Jersey: Princeton University, 1976.
BROWN, Clive. Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900. New York: Oxford University, 1999.
BROWN, Howard, SADIE, Stanley (ed.). Performance Practice: Music after 1600. Londres: Macmillan, 1989.
BUTT, John. Playing with History: The Historical Approach to Musical Performance. Cambridge: Cambridge University, 2002.
GANDELMAN, Salomea, 36 Compositores Brasileiros: Obras para piano (1950-1988). Rio de Janeiro: Funarte/Relume Dumará, 1997.
GRIFFITHS, Paul. Modern Music and After: Directions since 1945. Oxford: Oxford University, 1995.
HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Tradução por Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
MARIZ, Vasco, História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
MORGAN, Robert. Twentieth-century Music: a History of Musical Style in Modern Europe and America. New York: Norton, 1991.
MUSGRAVE, Michael, SHERMAN, Bernard (ed.). Performing Brahms: Early Evidence of Performance Style. Cambridge: Cambridge University, 2003.
NEVES, José Maria, Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
RATNER, Leonard. Classic Music: Expression, Form and Style. New York: Schimer, 1980.
RINK, John. (ed.) Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University, 2002.
________. (ed.) The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge University, 1995.
ROSEN, Charles. The classical style. Edição expandida. Nova York: W. W. Norton, 1997.
ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: Edusp, 2000.
STOWELL, Robin. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University, 1985.
________ (ed.). The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University, 1992.
________ (ed.). Performing Beethoven. Cambridge: Cambridge University, 1994.
STRANGE, Patricia; STRANGE, Allen. The Contemporary Violin: Extended Performance Techniques. Berkeley: University of California, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0841

Clique para consultar o oferecimento para CMU0841

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP