Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0847 - Prática Orquestral III
Orchestral Practice III

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Desenvolver habilidades técnicas instrumentais e a consciência sobre as exigências e particularidades que caracterizam o trabalho coletivo na performance musical. A atividade prevê a participação de instrumentistas e regentes, visando preparar os alunos para a vida profissional. A prática de orquestra é exigência fundamental para que instrumentistas e regentes desenvolvam as habilidades necessárias à profissionalização em suas carreiras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85840 - Gilmar Roberto Jardim
 
Programa Resumido
O repertório será definido semestralmente, pois deverá considerar o conjunto instrumental disponível, a qualidade dos instrumentistas e a capacidade de condução dos alunos regentes. Dessa forma, o programa será composto por obras originais de compositores relevantes da história da música ocidental, assim como por adaptações, transcrições e arranjos, de modo a atender aos diferentes níveis de demandas dos grupos de alunos de cada semestre letivo.
 
 
 
Programa
Os programas serão constituídos de obras para Orquestra de Cordas, para grupos de sopros, para grupos de percussão, para ensembles mistos, para grupos vocais com acompanhamento instrumental, etc. Também podemos conceber que utilizaremos obras de Compositores da Renascença, Barroco, Classicismo, Romantismo, Modernos e Contemporâneos, assim como adaptações e arranjos que sejam pertinentes ao trabalho desenvolvido em cada semestre: Segue abaixo um exemplo de programa possível para um determinado semestre: - G. Gabrielli - Canzon Primi Toni (transcrição para metais) - J. S. Bach - Concerto Brandenburgo nº 4, in G major, BWV 1049 - Benjamin Britten - Simple Symphony, Op. 4. para Cordas - G. Fauré - Pavane, Op. 50. (adaptação: Quinteto de Cordas e Quarteto de sopros) - Malcolm Arnold - Sinfonia para metais (1º mov.)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão avaliadas todas as etapas da atividade: pré-produção (estudo individual das partituras), produção (ensaios e concertos) e pós-produção dos trabalhos programados (discussão e balanço do trabalho realizado).
Critério
1. Assiduidade
2. Comprometimento qualitativo com as atividades da disciplina
3. Desenvolvimento técnico individual
4. Interatividade grupal
5. Qualidade técnica e artística atingida no ciclo de ensaios
6. Realização dos concertos finais a serem agendados durante o semestre em datas, horários e locais comunicados com a devida antecipação para o grupo de alunos envolvidos nas atividades.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Obras para pequenos grupos instrumentais de autores da Renascença, do Barroco, Classicismo, Romantismo, Modernismo e de musica contemporânea, inclusive de compositores alunos do Departamento de Musica. Também podem constar nessa Bibliografia adaptações e arranjos que sejam pertinentes ao trabalho desenvolvido em cada semestre. Segue abaixo Bibliografia aplicável:

ZAMACOIS, Joaquin - Teoria de La Música - Livros I e II - Editorial Labor, S. A. Barcelona , Espanha, 1976.
SAID, Edward W. - Elaborações Musicais - Beblioteca Perre Menard - Imago Editora Ltda. Rio de Janeiro/Brasil - 1992.
MEIER, Gustav - The Score, the Orchestra, and the Conductor - Oxford University Press, New York, 2009.
ROSEN, Charles - The Classical Style - W.W.Norton, New York, 1997.
BACH, J. S. - The Art Of Fugue, BWV 1080 - Bärenreiter Kassel - New York - 2004.
BACH, J. S. - Brandenburg Concerto Nº. 3 - Edwin F. Kalmus Publischer of Music, New York.
MOZART, W. A. - Symphonies Nºs 25, 35, 39 e 40 - Breitkopf & Hartel, Leipzig, (Primeira edição em 1880), - Dover Publications, Inc. New York, 1991.
MILHAUD, Darius - Five chamber Symphonies - Dover Publications, Inc. New York, 2001.
BROWER, Leo - Retrats Catalans, por Guitare et Petit Orchestre - Editions Max Eschig, Paris, 1987.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0847

Clique para consultar o oferecimento para CMU0847

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP