Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0865 - Técnica de Execução do Violoncelo IV
Violoncello Techniques in Performance IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Instrumentalização do aluno para efetuar escolhas técnicas e artísticas conscientes na preparação de obras específicas do seu repertório. As oportunidades de execução perante os colegas visam viabilizar o debate sobre os critérios de um bom desempenho musical e um melhor entendimento do processo constante a que o artista é submetido.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58634 - Robert John Suetholz
 
Programa Resumido
Simulação de situação de apresentação pública e oportunidade para testar a solidez do equipamento técnico do aluno e o estágio de preparo das obras.
 
 
 
Programa
Simulação de situação de apresentação pública e oportunidade para testar a solidez do equipamento técnico do aluno e o estágio de preparo das obras. Apresentação dos alunos em classe de: Obras sem acompanhamento – estudos, repertório e excertos de orquestra; Sonatas com acompanhamento de piano; Concertos com acompanhamento de orquestra (redução para piano); Peças características e virtuosísticas com acompanhamento de piano; Seminários sobre assuntos relativos à práticas interpretativas e testes de orquestra.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apreciação de execuções em aulas, das aulas expositivas sobre tópicos relevantes à execução musical, análise de partituras e audição de gravações.
Critério
Conceito de participação: conceito atribuído pelo professor do aluno relativo ao desempenho durante o semestre (assiduidade, pontualidade, preparo do material, comprometimento, interesse e participação tocando). Conceito de auto-avaliação: opcionalmente, poderá ser solicitada ao aluno uma auto-avaliação de seu desempenho.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ALCANTARA, Pedro. Indirect Procedures: A Musician’s Guide to the Alexander Technique. New York: Oxford University Press, 1997. ______. Integrated Practice - Coordination, Rhythm & Sound. New York: Oxford University Press, 2011. ALEXANIAN, Diran. Traité Théorique et pratique du violoncelle. Translation by F. Fairbanks. Paris: A. Z. Mathot, 1922. ______. Complete Cello Technique. Mineola, NY: Dover Publications, Inc., 2003. ANDERSON, Bob. Stretching. Revised ed. Bolinas, CA: Shelter Publications, 2000. BACH, J. S. Six Suites for Violoncello Solo, Diran Alexanian, ed. Paris: Editions Salabert, 1929. BACHMANN, Alberto. An Encyclopedia of the Violin. Ed. Albert E. Wier. New York: Da Capo Press, 1966. BARKER, Sarah (1978). A Técnica de Alexander. Tradução de Denise Bolanho. São Paulo: Summus, 1991. BISHOP, Dorothy. The Musician as Athlete: Alternative Approaches to Healthy Performance. Calgary, Alberta, Canada: Kava Publications, 1991. BOND, Mary. The New Rules of Posture: How to Sit, Stand, and Move in the Modern World. Rochester: Healing Arts Press, 2007. BRUSER, Madaline. The Art of Practicing: A Guide to Making Music from the Heart. New York: Bell Tower, 1999. BUNTING, Christopher. Essay on the Craft of ‘Cello Playing. 2 vols. London: Cambridge University Press, 1982. CAMPBELL, Margaret. The Great Cellists. North Pomfret, Vermont: Trafalgar Square Publishing, 1989. CONABLE, Barbara. What Every Musician Needs to Know About the Body. Revised ed. Portland: Andover Press, 2000. COWLING, Elizabeth. The Cello. New York: Charles Schribner’s Sons, 1975. DUPORT, Jean-Louis (1813). Essay on Fingering the Violoncello and on the Conduct of the Bow. Translation by John Bishop. London: Robert Cocks & Co. EFRATI, Richard R. Treatise on the Execution and Interpretation of the Sonatas and Partitas for Solo Violin and the Suites for Cello Solo by Johann Sebastian Bach. Zürich: Atlantis Musikbuch-Verlag Zürich und Freiburg I. Br., 1979. EISENBERG, Maurice. Cello Playing of Today. London: The Strad, 1957. EPPERSON, Gordon. A Manual of Essential Cello Techniques. New York: Alfred Publishing. 1 partitura, violoncelo. ______. The Art of Cello Teaching. Revised ed. Fairfax, VA: American String Teachers Association with National School Orchestra Association, 2003. FELDENKRAIS, Moshe. Awareness through Movement. New York: HarperCollins, 1990. ______. Vida e Movimento. Tradução de Celina Cavalcanti. São Paulo: Summus, 1988. FEUILLARD, Louis R. Exercices journaliers. New York: Edition Schott. 1 partitura, violoncelo. FRANKLIN, Eric. Relax your Neck, Liberate your Shoulders: The Ultimate Exercise Program for Tension Relief. Translation by Francis Shem Barnett and Arja Laubaucher. Canada: Elysian Editions, 2002. FREYMUTH, Malva Susanne. Mental Practice and Imagery for Musicians: a practical guide for optimizing practice time, enhancing performance, and preventing injury. Boulder, CO: Integrated Musician’s Press, 1999. GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing & Teaching. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1962. GILL, Dominic, ed. The Book of the Violin. Oxford: Phaidon Press Limited, 1984. GINSBURG, Lev Dr. History of the Violoncello. Axelrod, Herbert Dr., (editor). Paganiniana Publications, Inc., 1983. GREENE, Don, Ph.D. Audition Success: An Olympic Sports Psychologist Teaches Performing Artists How to Win. New York: Routledge, 2001. ______. Performance Success: Performing Your Best Under Pressure. New York: Routledge, 2002. HAMILTON, Joan, et al. Healthy String Playing: Physical Wellness Tips from the Pages of Strings Magazine. String Letter Publishing, 2007. HARNONCOURT, Nikolaus. O Discurso dos Sons. Zahar, Jorge., (editor). Rio de Janeiro, 1988. HERMÓGENES, José. Yoga Para Nervosos. 42ª ed. revista. Rio de Janeiro: Nova Era, 2008. HORVATH, Janet. Playing (less) Hurt: An Injury Prevention Guide for Musicians. Revised ed. Kearney, NE: Morris Publishing, 2006. JENSEN, Hans Jørgen, ed. The Ivan Galamian Scale System for Violoncello. Vol. I. Boston: Schirmer Music Co., 1994. 1 partitura, violoncelo. KAHN, Albert E. Joys and Sorrows by Pablo Casals. New York: Simon and Schuster, 1970. KRALL, Emil. The Art of Tone-Production on the Violoncello. 2nd ed. New York: Charles Scribner’s Sons, 1917. LIEBERMAN, Julie Lyonn. You Are Your Instrument: The Definitive Musician’s Guide to Practice and Performance. 3rd ed. New York: Huiksi Music, 1995. MANTEL, Gerhard. Cello Technique: Principles & Forms of Movement. Translation by Barbara Haimberger Thiem. Bloomington: Indiana University Press, 1995. NORRIS, Richard, M.D. The Musician’s Survival Manual: A Guide to Preventing and Treating Injuries in Instrumentalists. St. Louis: MMB Music, 1993. OLSON, Mia. Yoga for Musicians. Boston: Berklee Press, 2009. PAULL, Barbara; HARRISON, Christine. The Athletic Musician: A Guide to Playing Without Pain. London: The Scarecrow Press, 1997. PIERCE, Alexandra. Deepening Musical Performance through Movement: The Theory and Practice of Embodied Interpretation. Bloomington: Indiana University Press, 2010. PLEETH, William. Cello. Compiled and edited by Nona Pyron. New York: Schirmer Books, 1982. RICKOVER, Robert M. Fitness Without Stress: A Guide to the Alexander Technique. Portland: Metamorphous Press, 1988. ROLLAND, Paul. The Teaching of Action in String Playing. Bloomington: Tichenor Publishing, 2000. SAZER, Victor. New Directions in Cello Playing. Los Angeles: Ofnote, 1995. STARKER, Janos. The World of Music According to Starker. Bloomington: Indiana University Press, 2004. ______. An organized Method of String Playing: Violoncello Exercises for the Left Hand. New York: Peer International, 1965. 1 partitura, violoncello STOWELL, Robin, ed. The Cambridge Companion to the Cello. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. STRAETEN, E. van der. Technics of Violoncello Playing. London: “The Strad” Library, 1898. SUETHOLZ, Robert John. Técnicas de reeducação corporal e a prática do violoncelo. Curitiba, PR: Editora Prismas, 2015. WALDEN, Valerie. One Hundred years of Violoncello: A History of Technique and Performance Practice, 1740-1840. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. WASIELEWSKI, Wilhelm Joseph von. The Violoncello and its History. New York: Da Capo Press, 1968.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0865

Clique para consultar o oferecimento para CMU0865

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP