Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0870 - Literatura Pedagógica para Instrumentos de Cordas Friccionadas
Pedagogical Literature for Bowed Stringed Instruments

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentação aos alunos de algumas das principais obras pedagógicas para instrumentos de cordas friccionadas. Leitura, apresentação, discussão e resumo por escrito.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58634 - Robert John Suetholz
 
Programa Resumido
Serão abordados algumas das principais obras pedagógicas para instrumentos de cordas friccionadas.
 
 
 
Programa
Leitura e discussão das principais obras pedagógicas para instrumentos de cordas friccionadas escritos por Ivan Galamian, Leopold Auer, Kató Havas, Yehudi Menuhin, William Primrose, Lionel Tertis, Henry Barrett, Jean-Louis Duport, Emil Krall, E. van der Straeten, Diran Alexanian, Gerhard Mantel, Cristopher Bunting e Victor Sazer, entre outros. Comparação e discussão às opiniões dos autores sobre: postura com o instrumento; posição e movimentação dos braços, princípios da produção de som - incluindo golpes de arco, vibrato e opções de timbre; mudanças de posição.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação dos alunos nas apresentações e/ou discussões sobre o material pedagógico analisado. Cada aluno deverá apresentar um resumo dos livros lidos para a classe e, no final do semestre, por escrito para o professor. Será avaliado conteúdo e apresentação do mesmo.
Critério
Conceito de participação: conceito atribuído pelo professor do aluno relativo ao desempenho durante o semestre (assiduidade, pontualidade, preparo do material, comprometimento, interesse e participação); ou conceito de auto-avaliação: opcionalmente, poderá ser solicitada ao aluno uma auto-avaliação de seu desempenho e trabalhos escritos entregues ao professor responsável no final da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
BARRETT, Henry. The Viola. 2nd ed. University, Ala.: Univ. of Alabama Press, 1996.
BUNTING, Christopher. Essay on the Craft of ‘Cello Playing. 2 vols. London: Cambridge University Press, 1982.
DALTON, David. Playing the Viola: Conversations with William Primrose. Oxford: Oxford UP, 1988
DOURADO, Henrique Autran. O Arco dos Instrumentos de Cordas. São Paulo: Edicon, 1998.
DUPORT, Jean-Louis. Essay on Fingering the Violoncello and on the Conduct of the Bow. Isha Books, New Delhi, India, 2013 {Reprint (1a pub. em 1852)} [ISBN 9789332868816].
EISENBERG, Maurice. Cello Playing of Today. London: The Strad, 1957.
EPPERSON, Gordon. The Art of Cello Teaching. Revised ed. Fairfax, VA: American String Teachers Association with National School Orchestra Association, 2003.
GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing & Teaching.  Englewood Cliffs, N.J.: Prentice Hall, 1962.  
GERLE, Robert. The Art of Bowing Practice.  London: Stainer & Bell, 2004.
HAMPTON, Colin.  A Cellist´s Life.  San Anselmo, CA: String Letter Publishing, Inc., 2000.
HAVAS, Kató. A New Approach to Violin Playing. London: Bosworth & Co., 2001.
______. Stage Fright: Its Causes and Cures with Special Reference to Violin Playing. London: Bosworth & Co.
KEMPTER, Susan. How Muscles Learn: Teaching the Violin with the Body in Mind. Summy-Birchard Music, 2003.
KRALL, Emil. The Art of Tone-Production on the Violoncello. 2nd ed. New York: Charles Scribner’s Sons, 1917.
MANTEL, Gerhard. Cello Technique: Principles & Forms of Movement. Translation by Barbara Haimberger Thiem. Bloomington: Indiana University Press, 1995.
MENUHIN, Yehudi, e PRIMROSE, William. Violin and Viola. London: Kahn & Averill, 1990.
NELSON, Sheila M. The Violin and Viola. New York: Norton, 1972.
POTTER, Louis Jr. The Art of Cello Playing. Second ed. Summy-Birchard, 1980.
PRIMROSE, William. Walk on the North Side: Memoirs of a Violist. Provo: Brigham Young UP, 1978.
RILEY, Maurice W. The History of the Viola. Vol. 1. 2nd ed. Ann Arbor: Braun-Brumfield, 1993.
______. The History of the Viola. Vol. 2. Ann Arbor: Braun-Brumfield, 1991.
ROBINSON, Marjorie. The Violin and Viola. New York: F. Watts, 1976.
ROETTINGER, Ida. Head Hand and Heart. Ann Arbor, MI: Cushing – Malloy, 2000.
ROLLAND, Paul. The Teaching of Action in String Playing. Bloomington, IN: Tichenor Publishing, 2000.
SAZER, Victor. New Directions in Cello Playing. Los Angeles: Ofnote, 1995. 
SCHROEDER, Carl. Handbook of Violoncello Playing. London: Augener, 1889.
STARKER, Janos. The world of Music According to Starker. Bloomington: Indiana University Press.
STRAETEN, van der, E. Technics of Violoncello Playing. London: “The Strad” Library, 1898.
SUETHOLZ, Robert J. Técnicas de reeducação corporal e a prática do violoncelo. São Paulo: Prismas, 2015.
TERTIS, Lionel. My Viola and I. 2nd ed. London: Kahn & Averill, 1991.
WALDEN, Valerie.  One hundred years of Violoncello: A History of Technique and 
Performance Practice, 1740 - 1840.  UK: Cambridge University Press, 1998.
WHITE, John. Lionel Tertis: The First Great Virtuoso of the Viola. Suffolk: Boydell Press, 2006.
YOUNG, Phyllis. Playing the String Game: Strategies for Teaching Cello and Strings. Ann Arbor, MI: Shar Publications, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0870

Clique para consultar o oferecimento para CMU0870

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP