O objetivo da disciplina é introduzir os alunos na prática da criação musical através de projetos de experimentação prática em improvisação livre e arte-sonora, enfocando a criação individual e coletiva e os vínculos da prática instrumental (instrumento acústico tradicional ou não, eletroacústico, computacional) com a criação.
• Revisão de conceitos: criação musical, composição e improvisação. • Uma pequena introdução histórica e outras geografias. • A improvisação livre. • A criação musical a partir do som. O objeto sonoro e a escuta reduzida. • Criação musical e performance. • Relações entre a improvisação livre e a música contemporânea. • Projetos colaborativos e criação coletiva. • Projetos interdisciplinares e arte sonora. • Performance e criação com dispositivos eletrônicos.
• Revisão de conceitos: criação musical, composição e improvisação. • Uma pequena introdução histórica: o surgimento da notação e a separação entre intérprete e compositor. A ideia de escrita e de nota. • Outras geografias: a criação musical e a improvisação em contextos idiomáticos (a música étnica, o blues, o jazz etc.). As regras idiomáticas implícitas: a ideia de jogo com regras. • A improvisação livre e a ideia de jogo sem regras: o performer criador e a interação. Música que se cria durante a performance. Escutas e análise de repertório. Exercícios práticos. • A criação musical a partir do som e seus dinamismos. Música, corpo, fisicalidade e gesto. Escutas e análise de repertório. O objeto sonoro e a escuta reduzida. Exercícios práticos. • Relações entre a improvisação livre e a música contemporânea: prática criativa autônoma ou ferramenta composicional e recurso formal. Música aleatória, indeterminação e improvisação. • Projetos colaborativos, criação coletiva: “comprovisação”. • Projetos interdisciplinares: as relações com as outras artes. Arte sonora. Projetos envolvendo a utilização de novas tecnologias e dispositivos eletrônicos.
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