Introdução às ferramentas computacionais aplicadas à musica em diversos âmbitos tais como: síntese, composição algorítmica, análise espectral, processamento de sinais, análise formal, e composição com auxílio de computador. Introdução a conceitos básicos de programação aplicada à música e utilização de software de programação.
Desenvolvimento de técnicas computacionais aplicadas à música. Princípios básicos de composição algorítmica. Processos computacionais em tempo-real.
1) Aplicações de recursos computacionais à música: composição com auxílio de computador; síntese e processamento digital; sistemas interativos; 2) Aplicações históricas da computação musical; 3) Elementos de programação e linguagens computacionais específicas para música; 4) Introdução à composição algorítmica; 5) Criação de processos determinísticos; 6) Criação de processos não-determinísticos; 7) Gerenciamento de tempo, ritmo e durações; 8) Geração algorítmica de material musical; 9) Processos computacionais em tempo-real.
Boulanger, R., Ed. (2000). The Csound Book. Massachusetts, MIT Press. Cook, P. R., Ed. (1999). Music, Cognition, and Computerized Sound: an introduction to psychoacoustics. Massachusetts, The MIT Press. Dodge, C. and T. A. Jerse (1985). Computer Music: Synthesis, Composition, and Performance. New York, Schirmer Books. Fritsch, Eloy F. Música Eletrônica.UFRGS Editora, 2008. Mathews, M. V. (1969). The Technology of Computer Music. Massachusetts, The MIT Press. Miranda, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford, Focal Press. Miranda, E. R. (2001). Composing music with computers. Oxford, Auckland: Focal Press. Moore, F. (1990). Elements of Computer Music, Prentice Hall. Puckette, Miller. The Theory and Technique of Electronic Music. World Scientific Press, 2007. Roads, C. (1996). The Computer Music Tutorial. Cambridge, MA, The MIT Press. Roads, C. (2001). Microsound. Cambridge, Massachusetts, The MIT Press. Rowe, R. (1993). Interactive Music Systems. Cambridge, MA, The MIT Press. Rowe, R. (2001). Machine Musicianship. Massachusetts, London, The MIT Press. Winsor, P. and G. DeLisa (1991). Computer Music in C. Pennsylvania, Windcrest Books. Zimmer, Fränk (coord). Bang | Pure Date. Wolke Verlag, Hofheim, 2006.