Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0885 - Técnicas de reeducação corporal e técnicas de abrandamento de APM (Ansiedade de Performance Musical)
Corporal Reeducation Techniques and Techniques for Diminishing MPA (Musical Performance Anxiety)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
O objetivo principal da disciplina é introduzir os interessados às técnicas corporais contidas nos métodos Alexander, Feldenkrais e Yoga. A disciplina pretende também apresentar e propor técnicas de abrandamento e controle de APM – Ansiedade de Performance Musical -  através da leitura de textos contidos na bibliografia apresentada, aulas teóricas e aulas práticas oferecidas por profissionais e especialistas nas áreas citadas.   
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58634 - Robert John Suetholz
 
Programa Resumido
Profissionais das áreas irão realizar palestras, onde serão abordados algumas das técnicas de reeducação corporal e técnicas de abrandamento de Ansiedade de Performance Musical (APM).
 
 
 
Programa
A disciplina será apresentada em forma de aulas teóricas, leitura de textos e apresentação de especialistas convidados.
1 – Apresentação da bibliografia
2 – Técnicas de reeducação corporal 
3 – Técnicas de abrandamento da APM: leituras de textos e práticas
4 – Yoga, técnica Alexander, método Feldenkreis, psicologia cognitiva da música
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada através da frequência em aulas, participação na discussão dos textos selecionados e apresentação de resumo, por escrito, dos assuntos tratados nas aulas e propostas de aplicação em cada uma das varias atividades exercidas pelos alunos.
Critério
Conceito de participação: conceito atribuido pelo professor do aluno relativo ao desempenho durante o semestre (assiduidade, pontualidade, preparo do material, comprometimento, interesse e participação); ou conceito de auto-avaliação: opcionalmente, poderá ser solicitada ao aluno uma auto-avaliação de seu desempenho e trabalhos escritos entregues ao professor responsável no final da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ALCANTARA, Pedro. The Alexander Technique: A Skill for Life. Ramsbury, Marlborough Wiltshire: The Crowood Press, 2007.
BARROS NETO, Tito Paes de. Sem medo de ter medo: um guia prático para ajudar pessoas com pânico, fobias, obsessões, compulsões e estresse. 5ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.
BORELLA, Anna; DE ROSE, André; BARBOSA, Carlos Eduardo G.; TACCOLINI, Marcos.  O Livro de Ouro do Yoga. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
BUSWELL, David. Performance Strategies for musicians: How to Overcome Stage Fright and Performance Anxiety and Perform at Your Peak…Using NLP and Visualization. Hertfordshire: MX Publishing, 2006
FELDENKRAIS, Moshe. Awareness through Movement. New York: HarperCollins, 1990.
______. Vida e Movimento. Tradução de Celina Cavalcanti. São Paulo: Summus, 1988.
GELB, Michael J. Body Learning: An Introduction to the Alexander Technique. 2nd ed. New York: Henry Holt and Company, 1995.
GREENE, Don. Performance Success: Performing your Best Under Pressure. New York: Routledge, 2002.
KENNY, Dianna T. The Psychology of Music Performance Anxiety. New York: Oxford University Press, 2011.
MACIENTE, Meryelle N.; ZANI NETTO, A. Abrandando o Medo de Palco e a Ansiedade de Performance por meio do foco na construção da interpretação musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 23., 2013, Natal. Anais eletrônicos... Natal: UFRN, 2013. Disponível em: .
OLSON, Mia. Yoga for Musicians. Boston, MA: Berklee Press, 2009.
RODRIGUES, Marcos Rojo. O que é Ioga. São Paulo: Brasiliense, 1992.
SLOBODA, John A. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Trad. Rodolfo e Beatriz Ilari. Londrina: Ed. Eduel, 2012.
SUETHOLZ, Robert J. Técnicas de reeducação corporal e a prática do violoncelo. Curitiba: Prismas, 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0885

Clique para consultar o oferecimento para CMU0885

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP