O objetivo principal da disciplina é introduzir os interessados às técnicas corporais contidas nos métodos Alexander, Feldenkrais e Yoga. A disciplina pretende também apresentar e propor técnicas de abrandamento e controle de APM – Ansiedade de Performance Musical - através da leitura de textos contidos na bibliografia apresentada, aulas teóricas e aulas práticas oferecidas por profissionais e especialistas nas áreas citadas.
Profissionais das áreas irão realizar palestras, onde serão abordados algumas das técnicas de reeducação corporal e técnicas de abrandamento de Ansiedade de Performance Musical (APM).
A disciplina será apresentada em forma de aulas teóricas, leitura de textos e apresentação de especialistas convidados. 1 – Apresentação da bibliografia 2 – Técnicas de reeducação corporal 3 – Técnicas de abrandamento da APM: leituras de textos e práticas 4 – Yoga, técnica Alexander, método Feldenkreis, psicologia cognitiva da música
ALCANTARA, Pedro. The Alexander Technique: A Skill for Life. Ramsbury, Marlborough Wiltshire: The Crowood Press, 2007. BARROS NETO, Tito Paes de. Sem medo de ter medo: um guia prático para ajudar pessoas com pânico, fobias, obsessões, compulsões e estresse. 5ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. BORELLA, Anna; DE ROSE, André; BARBOSA, Carlos Eduardo G.; TACCOLINI, Marcos. O Livro de Ouro do Yoga. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. BUSWELL, David. Performance Strategies for musicians: How to Overcome Stage Fright and Performance Anxiety and Perform at Your Peak…Using NLP and Visualization. Hertfordshire: MX Publishing, 2006 FELDENKRAIS, Moshe. Awareness through Movement. New York: HarperCollins, 1990. ______. Vida e Movimento. Tradução de Celina Cavalcanti. São Paulo: Summus, 1988. GELB, Michael J. Body Learning: An Introduction to the Alexander Technique. 2nd ed. New York: Henry Holt and Company, 1995. GREENE, Don. Performance Success: Performing your Best Under Pressure. New York: Routledge, 2002. KENNY, Dianna T. The Psychology of Music Performance Anxiety. New York: Oxford University Press, 2011. MACIENTE, Meryelle N.; ZANI NETTO, A. Abrandando o Medo de Palco e a Ansiedade de Performance por meio do foco na construção da interpretação musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 23., 2013, Natal. Anais eletrônicos... Natal: UFRN, 2013. Disponível em: . OLSON, Mia. Yoga for Musicians. Boston, MA: Berklee Press, 2009. RODRIGUES, Marcos Rojo. O que é Ioga. São Paulo: Brasiliense, 1992. SLOBODA, John A. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Trad. Rodolfo e Beatriz Ilari. Londrina: Ed. Eduel, 2012. SUETHOLZ, Robert J. Técnicas de reeducação corporal e a prática do violoncelo. Curitiba: Prismas, 2015.