Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0895 - Laboratório de Performance Pianística
Pianistic Peformance Lab

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é, por meio de repertório pianístico selecionado, abordar procedimentos de estudo e preparação da performance, proporcionando ao aluno subsídios para suas escolhas interpretativas. Por meio da dinâmica de aulas coletivas, pretende-se viabilizar a prática de se apresentar em público, uma vez que o aluno tem oportunidade de tocar durante a aula coletiva. Pretende-se efetuar registro fonográfico de obras selecionadas do repertório trabalhado, não apenas como um produto artístico da disciplina, mas também como uma oportunidade de se vivenciar a prática da performance em situação de gravação, a qual tem especificidades que a diferencia da performance em palco.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5331972 - Luciana Sayure Shimabuco
 
Programa Resumido
Por meio de obras representativas da diversidade da literatura pianística, a disciplina percorrerá assuntos pertinentes à prática da performance, por meio de:
- discussão e reflexão sobre estratégias e procedimentos de estudo
- realização de performances intermediárias (as quais pretendem revelar estágios parciais do processo) e finais (produtos de reflexão e desenvolvimento tecnico/interpretativo das obras estudas)
- análise de gravações (tanto de performances desenvolvidas durante a própria disciplina como de gravações de estudos individuais, de recitais frutos dos projetos de extensão do LAP (Laboratório de Piano USP) e mesmo de gravações comerciais de diversos artistas, visando desenvolvimento de percepção sensível de aspectos musicais performativos.
- registro de performances
 
 
 
Programa
Obras estudadas nas disciplinas Piano I ao VIII, a saber:
•	J.S.BACH: Invenções a duas e três vozes, Prelúdios e fugas, Suítes e demais obras do compositor;
•	Sonatas Clássicas;
•	Obras de compositores românticos;
•	Obras de compositores compostas nos séculos XX e/ou XXI;
•	Concertos para piano e orquestra
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Apreciação de performances em aulas • Análise de gravações • Realização de gravações de obras do programa • Eventuais seminários • Prova prática
Critério
O critério considera o desempenho do aluno durante o semestre: participação em aulas tocando e discutindo os assuntos abordados, assiduidade, pontualidade, preparação e entrega das gravações solicitadas e prova prática. Durante esta prova será avaliado seu potencial artístico, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística e capacidade de concentração.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Nova York: Oxford University Press, 1993. 
BANOWETS, Joseph. The Pianist’s Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992. 
BURGE, David, Twentieth-Century piano music. New York: Schirmer Books, 1990. 
CHIANTORE, Luca. História de la técnica pianística. Madri: Alinza, 2001. 
CHUEKE, Zelia (Org). Leitura, Escuta e Interpretação. Curitiba: Ed. UFPR, 2013. 
COOK, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. Oxford: Oxford University Press, 2014.
CORTOT, Alfred. Curso de Interpretação Musical. Recolhido e redigido por Jeanne Thieffry. Traduzido por Joel Bello Soares. Brasília: Editora Musimed, 1986.
GANDELMAN, Salomea, 36 Compositores Brasileiros: Obras para piano (1950-1988). Rio de Janeiro: Funarte/Relume Dumará, 1997. 
KAPLAN, José Alberto. Teoria da aprendizagem pianística. Porto Alegre: Musas, 1987. 
HELFFER, Claude, MICHAUD-PRADEILLES, Catherine. O piano. São Leopoldo: Unisinos, 2003. 
MAGALHÃES, Homero de. Bach: Prelúdios e Fugas I. São Paulo: Novas Metas, 1988.
NEUHAUS, Henrich. The art of piano playing. London: Kahn & Averill, 1993. 
NEVES, José Maria, Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
 RINK, J. (Ed.) The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. New York: Cambridge University Press, 1995. 
ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: Edusp, 2000. 
ROSENBLUM, Sandra P. Performance Practices in Classic Piano Music. Bloomington: Indina University Press, 1988.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0895

Clique para consultar o oferecimento para CMU0895

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP