O objetivo da disciplina é, por meio de repertório pianístico selecionado, abordar procedimentos de estudo e preparação da performance, proporcionando ao aluno subsídios para suas escolhas interpretativas. Por meio da dinâmica de aulas coletivas, pretende-se viabilizar a prática de se apresentar em público, uma vez que o aluno tem oportunidade de tocar durante a aula coletiva. Pretende-se efetuar registro fonográfico de obras selecionadas do repertório trabalhado, não apenas como um produto artístico da disciplina, mas também como uma oportunidade de se vivenciar a prática da performance em situação de gravação, a qual tem especificidades que a diferencia da performance em palco.
Por meio de obras representativas da diversidade da literatura pianística, a disciplina percorrerá assuntos pertinentes à prática da performance, por meio de: - discussão e reflexão sobre estratégias e procedimentos de estudo - realização de performances intermediárias (as quais pretendem revelar estágios parciais do processo) e finais (produtos de reflexão e desenvolvimento tecnico/interpretativo das obras estudas) - análise de gravações (tanto de performances desenvolvidas durante a própria disciplina como de gravações de estudos individuais, de recitais frutos dos projetos de extensão do LAP (Laboratório de Piano USP) e mesmo de gravações comerciais de diversos artistas, visando desenvolvimento de percepção sensível de aspectos musicais performativos. - registro de performances
Obras estudadas nas disciplinas Piano I ao VIII, a saber: • J.S.BACH: Invenções a duas e três vozes, Prelúdios e fugas, Suítes e demais obras do compositor; • Sonatas Clássicas; • Obras de compositores românticos; • Obras de compositores compostas nos séculos XX e/ou XXI; • Concertos para piano e orquestra
BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Nova York: Oxford University Press, 1993. BANOWETS, Joseph. The Pianist’s Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992. BURGE, David, Twentieth-Century piano music. New York: Schirmer Books, 1990. CHIANTORE, Luca. História de la técnica pianística. Madri: Alinza, 2001. CHUEKE, Zelia (Org). Leitura, Escuta e Interpretação. Curitiba: Ed. UFPR, 2013. COOK, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. Oxford: Oxford University Press, 2014. CORTOT, Alfred. Curso de Interpretação Musical. Recolhido e redigido por Jeanne Thieffry. Traduzido por Joel Bello Soares. Brasília: Editora Musimed, 1986. GANDELMAN, Salomea, 36 Compositores Brasileiros: Obras para piano (1950-1988). Rio de Janeiro: Funarte/Relume Dumará, 1997. KAPLAN, José Alberto. Teoria da aprendizagem pianística. Porto Alegre: Musas, 1987. HELFFER, Claude, MICHAUD-PRADEILLES, Catherine. O piano. São Leopoldo: Unisinos, 2003. MAGALHÃES, Homero de. Bach: Prelúdios e Fugas I. São Paulo: Novas Metas, 1988. NEUHAUS, Henrich. The art of piano playing. London: Kahn & Averill, 1993. NEVES, José Maria, Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981. RINK, J. (Ed.) The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. New York: Cambridge University Press, 1995. ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: Edusp, 2000. ROSENBLUM, Sandra P. Performance Practices in Classic Piano Music. Bloomington: Indina University Press, 1988.