Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0901 - Contrabaixo VI
Double bass VI

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina enfoca questões técnicas referentes ao domínio do instrumento, abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem uma execução profissional do repertório contrabaixístico. Tem como objetivo tornar o aluno de Bacharelado em Instrumento - Contrabaixo apto a desenvolver atividades profissionais como solista, camerista, professor e/ou pesquisador, assim como habilitá-lo com ferramentas que permitam um contínuo aprimoramento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Consolidar o prazer pela música feita com alta qualidade. Manter uma rotina saudável e produtiva com o instrumento. Trabalhar a leitura, execução e compreensão de textos musicais mais complexos em seus aspectos principais: notas, afinação, ritmo, dinâmica, articulação e fraseado. Sedimentar uma disciplina de estudo rigorosa e eficiente. Ampliar a base técnica (mecânica, sonoridade e fraseado) visando à futura execução do repertório do instrumento, seja como solista, em grupos de câmara ou orquestras sinfônicas.
O uso de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visa o aprimoramento do aluno enquanto instrumentista. O aluno deverá trabalhar uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução, que são característicos da literatura contrabaixística.
 
 
 
Programa
Ao final dos oito semestres, o aluno deverá ter cumprido um programa mínimo que deverá incluir as seguintes obras do repertório
L. Streicher – Método III 
Simandl 30 estudos – 22 ao 30
Capuzzi – Concerto em Fá Maior
Storch-Hrabe 32 estudos 
Mahle – Concertino 1978
Simandl – Noturno
Fauré – Aprés um Revê
Simandl novo método II 
Keyper – Romance e Rondó
Dragonetti – Concerto em Lá Maior
Dragonetti – Andante e Rondó
Simandl novo método II 
Dragonetti 5 estudos 
Dittersdorf – Concerto em Mi Maior
Koussevitzky – Concerto em Fa# menor
Éccles – Sonata
J. S. Bach – Sonata para Viola da Gamba
R. Gnatalli – Canção e Dança
Bottesini - Elegia
Misek – Sonata 2 em Mi menor
J. B. Vanhal – Concerto em Ré Maior
Bottesini – Gran Duo Concertante
Bottesini – Allegro di Concerto “Alla Mendelssohn”
Nino Rota – Divertimento Concertante
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será semestral e incluirá uma prova prática ao final de cada semestre com banca formada pelo professor de instrumento e mais um docente da instituição.
Critério
O critério adotado considerará o progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário do instrumento e o desempenho na prova prática. Durante esta prova será avaliado o potencial artístico do aluno, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração, etc. Caberá ao aluno, em conjunto com seu professor, determinar quais obras do programa mínimo apresentará em cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
DOURADO, Henrique Autran, 1953-. Dicionário de termos e expressões da musica. São Paulo: Ed. 34, 2004. 382 p. [780.3]. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. 3. ed. -. São Paulo: Perspectiva, 2002. 1v. : il., musica. [781.6]. GROUT, Donald Jay, 1902-1987, PALISCA, Claude V. Historia da musica ocidental. In: FE GO UR. UR. Lisboa: Gradiva, 1994. 759p. : il. (part.). [780.9]. SADIE, Stanley, 1930-. Dicionário Grove de musica : edição concisa/ editado Stanley Sadie ; editor-assistente Alison Latham. . In: DR FU LO MS UR. UR. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994. 1048p. [780.3]. SIMANDL, Franz. New Method for the Double Bass, v. 1 New York: Carl Fischer, 1904 [IMSLP #272043] -SIMANDL, Franz. 30 Etudes for the Double Bass. Heilbronn: C.F. Schmidt, s.d. [IMSLP #299347, #299348, #299349] HARNONCOURT, Nikolaus, 1929. O discurso dos sons : Caminhos para uma nova compreensão musical. In: BN GO MS PR RP UD UR. UR. Rio de Janeiro: Zahar, c1988. 272p. : il. [780.15]. Performance practice. In: UR. UR. New York: W. W. Norton, 1990. 2v. : il.-. [780.9]. ROSEN, Charles. A geração romântica; tradução [de] Eduardo Seincman. . In: UR. UR. Ed. rev. e ampl. -. Sao Paulo: USP, 2000. 946p. : il. [780.9034]. -RUSHTON, Julian, 1941. A música clássica : uma historia concisa e ilustrada de Gluck a Beethoven. In: BN CR DR FE PE UR. UR. Classical music. Português. Rio de Janeiro. 185p. : il., musica ; 23cm, 1991. [780.9033]. BENADE, Arthur H. Fundamentals of musical acoustics/ Arthur H.Benade.-. In: GO PR UR. UR. 2nd.rev.ed.-. New York: Dover, c1990. 596p.: il. [781.22]. MAGNANI, Sérgio. Expressão e comunicação na linguagem da música. In: CM CO PR UC UR. UR. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1989. 405p.-. [781]. -Strings. String Letter Press Publishing. v.8 nº 42, 1994 a v.17, nº 107, 2003. [000.174]
PAULL, Barbara e HARRISON, Christine. The Athletic Musician – A Guide to Playing Without Pain. London: The Screcrow Press, Inc., 1997. PIERCE, Alexandra. Deepening Musical Performance through Movement: The Theory and Practice of Embodied Interpretation. Bloomington, Ind.: Indiana University Press, 2010. RICKOVER, Robert M. Fitness Without Stress: A Guide to the Alexander Technique. Portland: Metamorphous Press, 1988. ROETTINGER, Ida. Head Hand and Heart. Ann Arbor, MI: Cushing – Malloy, Inc., 2000. ROLLAND, Paul. The Teaching of Action in String Playing. Ed. revisada. New York: Boosey and Hawkes, 1986. SANTOS, Angela. Postura Corporal: um guia para todos. São Paulo: Summus, 2005. WALDEN, Valerie. One hundred years of Violoncello – A History of Technique and Performance Practice, 1740 - 1840. UK: Cambridge University Press, 1998. 
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0901

Clique para consultar o oferecimento para CMU0901

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP