Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0904 - Práticas Musicais Didáticas em Projetos de Extensão
Musical Teaching Methods in Community Outreach Projects

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
1. Refletir sobre as práticas de extensão universitária visando a difusão de conhecimentos por meio de iniciativas musicais produzidas na universidade.
2. Discutir a função social do músico e suas diferentes formas de atuação.
3. Estimular a reflexão sobre a importância da música na formação de crianças e jovens.
4. Promover o diálogo e a troca de experiência entre os estudantes de graduação e a comunidade escolar.
5. Capacitar estudantes para atuarem como intérpretes, produtores e/ou oficineiros em apresentações musicais didáticas para um público infantil e juvenil, de forma a lhes propiciar o acesso à música de câmara e à vivência musical.
6. Desenvolver estratégias didáticas a partir do repertório camerístico.
7. Refletir sobre os processos de produção de apresentações musicais didáticas.
8. Refletir sobre metodologias de ensino de música no contexto das oficinas de musicalização.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90033 - Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira
 
Programa Resumido
A disciplina se dividirá em dois momentos.
1. Discussão e reflexão acerca de temas relacionados à performance didática, educação musical, produção musical, legislação e acesso aos bens culturais.
2. Preparação de concertos didáticos e/ou oficinas musicais sob a orientação do docente responsável.
 
 
 
Programa
1. O papel da extensão universitária na democratização do acesso à cultura musical no Brasil;
2. Legislação acerca da educação musical no Brasil;
3. O papel da arte no desenvolvimento das crianças e jovens;
4. Seleção de repertório específico para cada formação, escolhida a cada semestre;
5. Preparação de material de apoio pedagógico para utilização em apresentações didáticas;
6. Reflexão sobre a performance didática;
7. Ensaios sob orientação do docente responsável;
8. Adaptação de concertos visando acessibilidade (comunidade surda e deficientes visuais);
9. Produção musical e possibilidades de atuação do profissional da música;
10. Seleção de jogos e vivências musicais;
11. Participação como intérprete e/ou produtor em apresentações musicais didáticas a serem realizadas mensalmente em escolas de ensino básico;
12. Realização de oficinas musicais semanais em escolas de ensino básico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Produção e planejamento supervisionados. Reflexões e discussões pedagógicas acerca dos assuntos trabalhados em aula.
Critério
A nota de avaliação será aferida pelo professor com base no desempenho do aluno em todas as etapas necessárias ao cumprimento da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Mariana. C.; FALCÃO, Gina. C.; FERREIRA, Fábio. A. B.; Souza, A. F. A experiência de parar para ouvir: um projeto piloto de concertos didáticos em quatro escolas públicas.  In: XI Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2018, Campinas. Anais [do] XI Encontro de Educação Musical da Unicamp [recurso eletrônico]: EEMU 2018: Múltiplos olhares para a música na educação básica: 25 a 27 de abril de 2018. Campinas, SP: Unicamp/IA, 2018, p. 22-29.
BONDÍA, Jorge L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência . In: Revista Brasileira de Educação, Universidade Estadual de Campinas Departamento de Linguística, [online] Jan/Fev/Mar/Abr, n. 19, p. 20-28, 2002.
CARRASQUEIRA, Antonio C. M. D. Estudos criativos para o desenvolvimento harmônico do instrumentista
melódico: uma contribuição para a formação do músico . Tese (Doutorado). Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011 CHUEKE, Zelia (Org). Leitura, Escuta e Interpretação . Curitiba: Ed. UFPR, 2013.
FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios:um ensaio sobre música e educação . São Paulo. UNESP. 2003.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?  15. ed. Trad. Rosiska Darcy de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
____________. Pedagogia do oprimido . 64. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
HOBSBAWM, Eric J. História social do jazz.  Trad. Angela Noronha. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
NETO, José F. M. Universidade popular: texto para debate . João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012.
PENNA, Maura. A Lei 11.769/2008 e a Música na Educação Básica: quadro histórico, perspectivas e desafios. In
InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v.19, n. 37, p. 53-75, jan./jun. 2013
_____________. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa . In Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, n.7, p. 7-19, set. 2002.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança . São Paulo, Zahar, 1975.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante . 2. ed. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
SLOBODA, John. A mente musical: a psicologia definitiva da música . Trad. de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: Editora da UEL, 2008.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente . São Paulo, Martins Fontes, 1984.
WALLON, Henry P. H. A evolução psicológica da criança . Lisboa, Persona/Martins Fontes, 1968.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura . Trad. Jerusa Pires. Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0904

Clique para consultar o oferecimento para CMU0904

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP