1. Refletir sobre as práticas de extensão universitária visando a difusão de conhecimentos por meio de iniciativas musicais produzidas na universidade. 2. Discutir a função social do músico e suas diferentes formas de atuação. 3. Estimular a reflexão sobre a importância da música na formação de crianças e jovens. 4. Promover o diálogo e a troca de experiência entre os estudantes de graduação e a comunidade escolar. 5. Capacitar estudantes para atuarem como intérpretes, produtores e/ou oficineiros em apresentações musicais didáticas para um público infantil e juvenil, de forma a lhes propiciar o acesso à música de câmara e à vivência musical. 6. Desenvolver estratégias didáticas a partir do repertório camerístico. 7. Refletir sobre os processos de produção de apresentações musicais didáticas. 8. Refletir sobre metodologias de ensino de música no contexto das oficinas de musicalização.
A disciplina se dividirá em dois momentos. 1. Discussão e reflexão acerca de temas relacionados à performance didática, educação musical, produção musical, legislação e acesso aos bens culturais. 2. Preparação de concertos didáticos e/ou oficinas musicais sob a orientação do docente responsável.
1. O papel da extensão universitária na democratização do acesso à cultura musical no Brasil; 2. Legislação acerca da educação musical no Brasil; 3. O papel da arte no desenvolvimento das crianças e jovens; 4. Seleção de repertório específico para cada formação, escolhida a cada semestre; 5. Preparação de material de apoio pedagógico para utilização em apresentações didáticas; 6. Reflexão sobre a performance didática; 7. Ensaios sob orientação do docente responsável; 8. Adaptação de concertos visando acessibilidade (comunidade surda e deficientes visuais); 9. Produção musical e possibilidades de atuação do profissional da música; 10. Seleção de jogos e vivências musicais; 11. Participação como intérprete e/ou produtor em apresentações musicais didáticas a serem realizadas mensalmente em escolas de ensino básico; 12. Realização de oficinas musicais semanais em escolas de ensino básico.
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