1.Oferecer aos alunos um espaço de performance nas obras de referência específicas para coro de câmara; 2.Criar condições objetivas e práticas para a futura profissionalização do estudante de canto, seja como coralista profissional, seja como solista (no que para isto possa colaborar a prática de coro de câmara); 3.Integrar o conhecimento musical adquirido nas demais disciplinas (vocais ou não) oferecidas na graduação através de vivência em canto coral de câmara, no interior do Comunicantus - Laboratório Coral do CMU; 4.Aproximar da linguagem coral camerística estudantes de educação, composição, instrumento e regência que possuam bom domínio da técnica vocal; 5.Aproximar da linguagem coral camerística quaisquer outros estudantes da USP em condições de acompanhar o trabalho nos níveis exigidos, conforme condições explicitadas abaixo (em Métodos Utilizados); 6. Ensinar Arte fazendo Arte, em condições de ensaio e concerto.
Prática em Coro de Câmara. Os estudantes cantarão no Coro de Câmara da USP em ensaios e apresentações públicas dentro ou fora do campus da USP, podendo realizar até 2 viagens por semestre como estudo de campo, atividade em verdade didática, para aprendizado do enfrentamento de novos e diferentes públicos, novas e diferentes situações acústicas e ainda de conteúdos comportamentais inerentes à profissão.
1. Repertório específico para coro de câmara, escolhido a cada semestre; 2. Processos de equilíbrio entre naipes; 3. Processos de aceleração da leitura coral à primeira vista; 4. Ensaios em ritmo profissional, com exigências artísticas e pedagógicas de padrão elevado; 5. Apresentações públicas sob a regência do professor ou por regentes por ele convidados, dentro ou fora do campus da USP, podendo realizar até 2 viagens por semestre como estudo de campo, atividade em verdade didática, para aprendizado do enfrentamento de novos e diferentes públicos, novas e diferentes situações acústicas e ainda de conteúdos comportamentais inerentes à profissão.
BLOCKER, Robert (Ed). The Robert Shaw Reader. New Haven/London: Yale University Press, 2004. BOWEN, José Antonio (Ed). The Cambridge Companion to Conducting. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. CROWTHER, Duane. Teaching Choral Concepts. Horizon Pub. And Distr., West Bountiful,1981. DART, Thurston. Interpretação da Música. Martins Fontes, São Paulo, 1990. GARRETSON, Robert L. Conducting Choral Music. 7a Ed. Prentice Hall, Nmew Jersey, 1993. POTTEr, John (Ed). The Cambridge Companion to Singing. Cambridge: Cambridge University Press, 2001 RAMOS, Marco Antonio da Silva . Canto Coral: do repertório temático à construção do programa. Dissertação de Mestrado apresentada à ECA-USP, 1989. O ensino da Regência Coral. Tese de Livre Docência apresentada à ECA-USP, 2003. ROBINSON, Ray e WINOLD, Allen. The Choral experience. Harper and Row,Publishers, New York, London, 1976.