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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0168 - Promoção de Vendas
Sales Promotion

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Situar as atividades de marketing promocional no contexto da comunicaçåo mercadológica; identificar e descrever o conjunto de características e objetivos estratégicos que distinguem as atividades de promoçåo e de merchandising das outras formas de comunicaçåo mercadológica; avaliar técnicas promocionais; elaborar planos de promoçåo, elaborar peças promocionais ou de merchandising.
 
 
 
Programa Resumido
História da promoção no país. Persuasão em promoção de vendas. Técnicas e recursos criativos do marketing promocional para consumidores finais, intermediários e equipe de vendedores. Merchandising e ponto de venda. Legislação do marketing promocional. Planejamento promocional.
 
 
 
Programa
1.Túnel do tempo - evolução da promoção no país.
2. Promoção de vendas e merchandising no contexto de marketing.
3. Persuasão em promoção de vendas.
4. Visão geral do gerenciamento em promoção de vendas.
5. Promoçåo orientada ao consumidor final: técnicas e recursos criativos.
6. Promoçåo de vendas e equipe de vendas: técnicas e recursos criativos.
7. Promoçåo de vendas e rede de intermediários: técnicos e recursos criativos.
8. Merchandising em ponto de venda e técnica de display.
9. Promoção legal: aspectos éticos normativos da promoção de vendas.
10. Planejamento Promocional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Leituras programadas. Desenvolvimento de exercícios em aula e desenvolvimento de um projeto prático em equipe.
Critério
avaliação individual e participação no trabalho prático. (média aritmética)
Norma de Recuperação
O aluno em recuperaçåo deverá submeter-se à realizaçåo de um aprova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, devera matricular-se na mesma disciplina quando voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
AMPRO. Código de ética. S/d. (www.ampro.com.br)
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2001
CADENA, Nelson Varón, Brasil - "100 anos de propaganda". São paulo: Referência, 2001.
CHETOCHINE, Georges. A derrota das marcas. Como evitá-la? São Paulo: Makron
Books, 1999.
COSTA, Antonio Roque, CRESCITELLI, Edson. Marketing Promocional para mercados
competitivos. São Paulo: Atlas, 2003.
CRESCITELLI, Edson. Marketing de incentivo. São Paulo:2002.
São Paulo: Nobel, 1992
LEGRAIN, Marc, MAGAIN, Daniel. Promoção de Vendas. Trad. Maria Saliola. São
Paulo: Makron Books, 1992. (Empresas Emergentes).
PAPA, Cleber. Convenções. O show business das vendas. São Paulo: Nobel, 1996.
ROBINSON, William A. Marketing promocional: a promoção de vendas integradas como
ferramenta estratégica para o sucesso do marketing dos anos 90. Trad. José
Carlos B. dos Santos. São Paulo: Makron, 1993.
ROCHA, Telma. A hora da recompensa. São Paulo: Marcos Cobra, 1999.
SCHMITT, Bernd. A estética do marketing. São Paulo: Nobel, 2002.
SHIMP, Terence. Propaganda e promoção: aspectos complementares da comunicação
integrada de marketing. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. Porto Alegra: Bookman,
2002.
SILVA, Joaquim Caldeira . Merchandising no varejo de bens de consumo. São Paulo:
Atlas, 1990. (658 Silva)
SIMONI, João de [Ferraciù, João de Simoni Soderini] . Promoção de Vendas. Na
teoria e na prática. São Paulo: Makron, 1997.
TORRES, Silvana. Marketing de incentivos. São Paulo: Atlas, 2001.
UNDERHILL,Paco. Vamos às compras: a ciência do consumo.Tradução de Ivo
Koritovsky.Rio de Janeiro: Elsevier,1999.
 

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