Situar as atividades de marketing promocional no contexto da comunicaçåo mercadológica; identificar e descrever o conjunto de características e objetivos estratégicos que distinguem as atividades de promoçåo e de merchandising das outras formas de comunicaçåo mercadológica; avaliar técnicas promocionais; elaborar planos de promoçåo, elaborar peças promocionais ou de merchandising.
História da promoção no país. Persuasão em promoção de vendas. Técnicas e recursos criativos do marketing promocional para consumidores finais, intermediários e equipe de vendedores. Merchandising e ponto de venda. Legislação do marketing promocional. Planejamento promocional.
1.Túnel do tempo - evolução da promoção no país.2. Promoção de vendas e merchandising no contexto de marketing.3. Persuasão em promoção de vendas.4. Visão geral do gerenciamento em promoção de vendas.5. Promoçåo orientada ao consumidor final: técnicas e recursos criativos.6. Promoçåo de vendas e equipe de vendas: técnicas e recursos criativos.7. Promoçåo de vendas e rede de intermediários: técnicos e recursos criativos.8. Merchandising em ponto de venda e técnica de display.9. Promoção legal: aspectos éticos normativos da promoção de vendas.10. Planejamento Promocional.
AMPRO. Código de ética. S/d. (www.ampro.com.br)BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2001CADENA, Nelson Varón, Brasil - "100 anos de propaganda". São paulo: Referência, 2001.CHETOCHINE, Georges. A derrota das marcas. Como evitá-la? São Paulo: MakronBooks, 1999.COSTA, Antonio Roque, CRESCITELLI, Edson. Marketing Promocional para mercadoscompetitivos. São Paulo: Atlas, 2003.CRESCITELLI, Edson. Marketing de incentivo. São Paulo:2002.São Paulo: Nobel, 1992LEGRAIN, Marc, MAGAIN, Daniel. Promoção de Vendas. Trad. Maria Saliola. SãoPaulo: Makron Books, 1992. (Empresas Emergentes). PAPA, Cleber. Convenções. O show business das vendas. São Paulo: Nobel, 1996.ROBINSON, William A. Marketing promocional: a promoção de vendas integradas comoferramenta estratégica para o sucesso do marketing dos anos 90. Trad. JoséCarlos B. dos Santos. São Paulo: Makron, 1993.ROCHA, Telma. A hora da recompensa. São Paulo: Marcos Cobra, 1999.SCHMITT, Bernd. A estética do marketing. São Paulo: Nobel, 2002.SHIMP, Terence. Propaganda e promoção: aspectos complementares da comunicaçãointegrada de marketing. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. Porto Alegra: Bookman,2002.SILVA, Joaquim Caldeira . Merchandising no varejo de bens de consumo. São Paulo:Atlas, 1990. (658 Silva) SIMONI, João de [Ferraciù, João de Simoni Soderini] . Promoção de Vendas. Nateoria e na prática. São Paulo: Makron, 1997.TORRES, Silvana. Marketing de incentivos. São Paulo: Atlas, 2001.UNDERHILL,Paco. Vamos às compras: a ciência do consumo.Tradução de IvoKoritovsky.Rio de Janeiro: Elsevier,1999.