Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0171 - Propaganda Ideológica
Propaganda

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Proporcionar uma visão ampla da gênese e elaboração de ideologia em uma formação social, bem como dos métodos e técnicas utilizados em sua propagação, com o propósito de obtenção do consenso necessário à realização de determinados interesses.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1106160 - Leandro Leonardo Batista
 
Programa Resumido
Esse curso estuda os aspectos da publicidade e da propaganda que tenham como objetivo específico influenciar a formação social do indivíduo.
Três áreas foram selecionadas por sua importância junto a nossa sociedade:
1. Propaganda para movimentos de massa; 2. Propaganda política e 3. Campanhas públicas de informação. Enquanto a primeira está bem desenvolvida e muito tem sido pesquisado, as outras duas estão apenas iniciando como área de estudo, principalmente no Brasil, mas a importância delas pode ser sentida pela constante presença desse tipo de propaganda no nosso cotidiano.
 
 
 
Programa
1. O que é ideologia
2. O que é propaganda ideológica
3. A Experiência alemã na II Grande Guerra
4. A Experiência americana na II Grande Guerra
5. A Experiência brasileira: o uso do cinema na difusão ideológica
6. Conteúdo ideológico da campanha política e a obtenção e uso de dados.
7. Aspectos e Efeitos da Propaganda eleitoral
8. Processos de informação social
9. Obtendo cooperação e participação
10. Efeitos da mensagem e da fonte
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Leituras programadas. Análise de peças de propaganda. Identificação de conteúdos ideológicos. Filmes ilustrativos.
Critério
Aplicação e discussão da teoria dada em sala de aula.
Norma de Recuperação
Recuperação só é oferecida ao aluno com baixo desempenho nos trabalhos entregues. Caso contrário deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
ABREU, J. A. - Manobras da Informação Mauad - EDUFF
BROWN, J.A.C. - Técnicas de Persuasão. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
FIORIN, J. L. Linguagem e Ideologia - - 1998 - Série Princípios - Editora Ática
FLEISHMAN, Joh A. - "Types of Political Attitude Structure: Results of a cluster Analysis", Public Opinion Quarterly, 50, 3 (1986), 65-87.
PETROGNANI, Roberto - "Politics as Imagination", Communication, 5,2 (1980), 13-46.
TROMPSON, John B. - "Language, Ideology and the Media", Media, Culture and Society, 8, 1 (January 1986), 29-53.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0171

Clique para consultar o oferecimento para CRP0171

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP