Proporcionar uma visão ampla da gênese e elaboração de ideologia em uma formação social, bem como dos métodos e técnicas utilizados em sua propagação, com o propósito de obtenção do consenso necessário à realização de determinados interesses.
Esse curso estuda os aspectos da publicidade e da propaganda que tenham como objetivo específico influenciar a formação social do indivíduo. Três áreas foram selecionadas por sua importância junto a nossa sociedade: 1. Propaganda para movimentos de massa; 2. Propaganda política e 3. Campanhas públicas de informação. Enquanto a primeira está bem desenvolvida e muito tem sido pesquisado, as outras duas estão apenas iniciando como área de estudo, principalmente no Brasil, mas a importância delas pode ser sentida pela constante presença desse tipo de propaganda no nosso cotidiano.
1. O que é ideologia2. O que é propaganda ideológica 3. A Experiência alemã na II Grande Guerra 4. A Experiência americana na II Grande Guerra 5. A Experiência brasileira: o uso do cinema na difusão ideológica 6. Conteúdo ideológico da campanha política e a obtenção e uso de dados. 7. Aspectos e Efeitos da Propaganda eleitoral8. Processos de informação social9. Obtendo cooperação e participação10. Efeitos da mensagem e da fonte
ABREU, J. A. - Manobras da Informação Mauad - EDUFFBROWN, J.A.C. - Técnicas de Persuasão. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.FIORIN, J. L. Linguagem e Ideologia - - 1998 - Série Princípios - Editora ÁticaFLEISHMAN, Joh A. - "Types of Political Attitude Structure: Results of a cluster Analysis", Public Opinion Quarterly, 50, 3 (1986), 65-87.PETROGNANI, Roberto - "Politics as Imagination", Communication, 5,2 (1980), 13-46.TROMPSON, John B. - "Language, Ideology and the Media", Media, Culture and Society, 8, 1 (January 1986), 29-53.