Demonstrar ao aluno de Publicidade e Propaganda a importância das atividades de pesquisa de Marketing, essenciais ao desenvolvimento e avaliação da Comunicação Mercadológica e Institucional. Apresentar as metodologias qualitativas e quantitativas, evidenciando sua complementariedade para a caracterização de problemas e para possibilitar insights para sua solução. Demonstrar a necessidade de bases empíricas sólidas para a tomada de decisões na área. Desenvolver atividades práticas de planejamento, execução e análise de pesquisas, familiarizando o aluno com os cenários de desenvolvimento e avaliação da Comunicação.
Familiarizar o aluno de publicidade com as técnicas de pesquisa potencializando uma melhor compreensão dos mercados, incluindo atitudes e comportamentos dos consumidores e também possibilitando a análise e mensuração da recepção de mensagens pela forma da mensagem ou do contato. Incentivar o estudo de metodologias de pesquisa com aplicações em Publicidade.
1. A pesquisa enquanto instrumento de decisão em Publicidade; 2. As aplicações da Pesquisa de Marketing na Comunicação Mercadológica e Institucional; 3. A estrutura do Planejamento Publicitário e o papel da Pesquisa; 4. Identificação do Problema em Pesquisa; 5. Metodologias Qualitativas; 6. Metodologias Quantitativas; 7. Um cenário de Bricolagem: a "ongoing research"; 8. Pesquisas Projetivas - principais técnicas; 9. Estudos de Inspiração Etnográfica - etnografias e netnografias; 10. Procedimentos Operacionais - cuidados na coleta de dados; 11. Tratamento dos Dados; 12. Análise das Informações; 13. Apresentação de Resultados; 14. Pesquisas de Desenvolvimento Criativo e de Avaliação da Criação.
Básica: MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing- edição compacta. São Paulo: Elsevier, 2012, 5ª ed. MCDANIEL, Carl e GATES, Roger. Fundamentos de pesquisa de marketing. Rio de Janeiro, LTC, 2005, 2a edição. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa – enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010, 2ª ed. YASUDA, Aurora e OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro de. Pesquisa de Marketing – guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2012. Complementar: FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Novos Insights no Planejamento Publicitário. In, KUNSCH, Margarida M. K. (org.) Gestão estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. LINDSTRON, Martin. Buyology – truth and lies about why we buy. New York: Doubleday, 2008. LINDSTRON, Martin. Brandwashed – tricks companies use to manipulate our minds and persuade us to buy. New York: Crown Business, 2011.