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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0285 - Pesquisa em Publicidade
Research on Advertising

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Demonstrar ao aluno de Publicidade e Propaganda a importância das atividades de pesquisa de Marketing, essenciais ao desenvolvimento e avaliação da Comunicação Mercadológica e Institucional. Apresentar as metodologias qualitativas e quantitativas, evidenciando sua complementariedade para a caracterização de problemas e para possibilitar insights para sua solução. Demonstrar a necessidade de bases empíricas sólidas para a tomada de decisões na área. Desenvolver atividades práticas de planejamento, execução e análise de pesquisas, familiarizando o aluno com os cenários de desenvolvimento e avaliação da Comunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85562 - Arlindo Ornelas Figueira Neto
 
Programa Resumido
Familiarizar o aluno de publicidade com as técnicas de pesquisa potencializando uma melhor compreensão dos mercados, incluindo atitudes e comportamentos dos consumidores e também possibilitando a análise e mensuração da recepção de mensagens pela forma da mensagem ou do contato. Incentivar o estudo de metodologias de pesquisa com aplicações em Publicidade.
 
 
 
Programa
1. A pesquisa enquanto instrumento de decisão em Publicidade; 2. As aplicações da Pesquisa de Marketing na Comunicação Mercadológica e Institucional; 3. A estrutura do Planejamento Publicitário e o papel da Pesquisa; 4. Identificação do Problema em Pesquisa; 5. Metodologias Qualitativas; 6. Metodologias Quantitativas; 7. Um cenário de Bricolagem: a "ongoing research"; 8. Pesquisas Projetivas - principais técnicas; 9. Estudos de Inspiração Etnográfica - etnografias e netnografias; 10. Procedimentos Operacionais - cuidados na coleta de dados; 11. Tratamento dos Dados; 12. Análise das Informações; 13. Apresentação de Resultados; 14. Pesquisas de Desenvolvimento Criativo e de Avaliação da Criação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Análise de casos. Leitura e resumo de textos. Apresentação de cases e discussão de possibilidades de pesquisa. Acompanhamento da elaboração de projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelos alunos. Orientação na execução do projeto.
Critério
leituras/ resumos/ trabalhos individuais e em grupo(3,0) + relatório de pesquisa (7,0)
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá realizar no período de férias um trabalho individual multitemático, desenvolvido a partir dos itens do programa e entregue uma semana antes da data final da 2ª avaliação. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
Básica: MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing- edição compacta. São Paulo: Elsevier, 2012, 5ª ed. MCDANIEL, Carl e GATES, Roger. Fundamentos de pesquisa de marketing. Rio de Janeiro, LTC, 2005, 2a edição. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa – enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010, 2ª ed. YASUDA, Aurora e OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro de. Pesquisa de Marketing – guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2012. Complementar: FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Novos Insights no Planejamento Publicitário. In, KUNSCH, Margarida M. K. (org.) Gestão estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. LINDSTRON, Martin. Buyology – truth and lies about why we buy. New York: Doubleday, 2008. LINDSTRON, Martin. Brandwashed – tricks companies use to manipulate our minds and persuade us to buy. New York: Crown Business, 2011.
 

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