Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0285 - Pesquisa em Publicidade
Research on Advertising

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
Familiarizar o aluno de publicidade com as atividades de pesquisa de Marketing voltadas ao desenvolvimento e à avaliação da Publicidade, apresentando um leque de metodologias, qualitativas e quantitativas. Demonstrar a necessidade de bases científicas para a tomada de decisões na área. Possibilitar o desenvolvimento prático de um projeto completo na área de pesquisa em Publicidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85562 - Arlindo Ornelas Figueira Neto
 
Programa Resumido
Familiarizar o aluno de publicidade com as técnicas de pesquisa que possibilitam a compreensåo de mercados, a recepção de mensagens e e o estudo de audiências. Desenvolver o estudo de metodologias de pesquisa com aplicaçåo em publicidade.
 
 
 
Programa
1. A pesquisa enquanto instrumento de decisão em Publicidade;
2. As aplicações da Pesquisa de Marketing na Propaganda;
3. A estrutura do Planejamento Publicitário e o papel da Pesquisa;
4. Identificação do Problema em Pesquisa;
5. Metodologias Qualitativas;
6. Metodologias Quantitativas;
7. Pesquisas Projetivas – principais técnicas;
8. Estudos de Inspiração Etnográfica – etnografias e netnografias;
9. Procedimentos Operacionais – cuidados na coleta de dados;
10. Tratamento dos Dados;
11. Análise das Informações;
12. Apresentação de Resultados;
13. Pesquisas de Desenvolvimento Criativo e de Avaliação da Criação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Análise de casos. Leitura e resumo de textos. Apresentação de cases e discussão de possibilidades de pesquisa. Acompanhamento da elaboração de projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelos alunos. Orientação na execução do projeto.
Critério
leituras/ resumos/ trabalhos individuais e em grupo(3,0) + relatório de pesquisa (7,0)
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá realizar no período de férias um trabalho individual multitemático, desenvolvido a partir dos itens do programa e entregue uma semana antes da data final da 2ª avaliação. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
Básica:
MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing- edição compacta. São Paulo: Elsevier, 2012, 5ª ed.
MCDANIEL, Carl e GATES, Roger. Fundamentos de pesquisa de marketing. Rio de Janeiro, LTC, 2005, 2a edição.
POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa – enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010, 2ª ed.
YASUDA, Aurora e OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro de. Pesquisa de Marketing – guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Complementar:
FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Novos Insights no Planejamento Publicitário. In, KUNSCH, Margarida M. K. (org.) Gestão estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
LINDSTRON, Martin. Buyology – truth and lies about why we buy. New York: Doubleday, 2008.
LINDSTRON, Martin. Brandwashed – tricks companies use to manipulate our minds and persuade us to buy. New York: Crown Business, 2011.
 

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