Familiarizar o aluno de publicidade com as atividades de pesquisa de Marketing voltadas ao desenvolvimento e à avaliação da Publicidade, apresentando um leque de metodologias, qualitativas e quantitativas. Demonstrar a necessidade de bases científicas para a tomada de decisões na área. Possibilitar o desenvolvimento prático de um projeto completo na área de pesquisa em Publicidade.
Familiarizar o aluno de publicidade com as técnicas de pesquisa que possibilitam a compreensåo de mercados, a recepção de mensagens e e o estudo de audiências. Desenvolver o estudo de metodologias de pesquisa com aplicaçåo em publicidade.
1. A pesquisa enquanto instrumento de decisão em Publicidade;2. As aplicações da Pesquisa de Marketing na Propaganda;3. A estrutura do Planejamento Publicitário e o papel da Pesquisa;4. Identificação do Problema em Pesquisa;5. Metodologias Qualitativas;6. Metodologias Quantitativas;7. Pesquisas Projetivas – principais técnicas;8. Estudos de Inspiração Etnográfica – etnografias e netnografias;9. Procedimentos Operacionais – cuidados na coleta de dados;10. Tratamento dos Dados; 11. Análise das Informações;12. Apresentação de Resultados;13. Pesquisas de Desenvolvimento Criativo e de Avaliação da Criação.
Básica: MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing- edição compacta. São Paulo: Elsevier, 2012, 5ª ed. MCDANIEL, Carl e GATES, Roger. Fundamentos de pesquisa de marketing. Rio de Janeiro, LTC, 2005, 2a edição. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa – enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010, 2ª ed. YASUDA, Aurora e OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro de. Pesquisa de Marketing – guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2012. Complementar: FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Novos Insights no Planejamento Publicitário. In, KUNSCH, Margarida M. K. (org.) Gestão estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. LINDSTRON, Martin. Buyology – truth and lies about why we buy. New York: Doubleday, 2008. LINDSTRON, Martin. Brandwashed – tricks companies use to manipulate our minds and persuade us to buy. New York: Crown Business, 2011.