Informações da Disciplina
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Comunicações e Artes
Relac.públicas,propaganda e Turismo
Disciplina: CRP0285 - Pesquisa em Publicidade
Research on Advertising
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
90 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2013
Desativação:
31/12/2017
Objetivos
Familiarizar o aluno de publicidade com as atividades de pesquisa de Marketing voltadas ao desenvolvimento e à avaliação da Publicidade, apresentando um leque de metodologias, qualitativas e quantitativas. Demonstrar a necessidade de bases científicas para a tomada de decisões na área. Possibilitar o desenvolvimento prático de um projeto completo na área de pesquisa em Publicidade.
Docente(s) Responsável(eis)
85562 - Arlindo Ornelas Figueira Neto
Programa Resumido
Familiarizar o aluno de publicidade com as técnicas de pesquisa que possibilitam a compreensåo de mercados, a recepção de mensagens e e o estudo de audiências. Desenvolver o estudo de metodologias de pesquisa com aplicaçåo em publicidade.
Programa
1. A pesquisa enquanto instrumento de decisão em Publicidade;
2. As aplicações da Pesquisa de Marketing na Propaganda;
3. A estrutura do Planejamento Publicitário e o papel da Pesquisa;
4. Identificação do Problema em Pesquisa;
5. Metodologias Qualitativas;
6. Metodologias Quantitativas;
7. Pesquisas Projetivas – principais técnicas;
8. Estudos de Inspiração Etnográfica – etnografias e netnografias;
9. Procedimentos Operacionais – cuidados na coleta de dados;
10. Tratamento dos Dados;
11. Análise das Informações;
12. Apresentação de Resultados;
13. Pesquisas de Desenvolvimento Criativo e de Avaliação da Criação.
Avaliação
Método
Aulas expositivas. Análise de casos. Leitura e resumo de textos. Apresentação de cases e discussão de possibilidades de pesquisa. Acompanhamento da elaboração de projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelos alunos. Orientação na execução do projeto.
Critério
leituras/ resumos/ trabalhos individuais e em grupo(3,0) + relatório de pesquisa (7,0)
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá realizar no período de férias um trabalho individual multitemático, desenvolvido a partir dos itens do programa e entregue uma semana antes da data final da 2ª avaliação. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
Bibliografia
Básica: MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing- edição compacta. São Paulo: Elsevier, 2012, 5ª ed. MCDANIEL, Carl e GATES, Roger. Fundamentos de pesquisa de marketing. Rio de Janeiro, LTC, 2005, 2a edição. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa – enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010, 2ª ed. YASUDA, Aurora e OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro de. Pesquisa de Marketing – guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2012. Complementar: FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Novos Insights no Planejamento Publicitário. In, KUNSCH, Margarida M. K. (org.) Gestão estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. LINDSTRON, Martin. Buyology – truth and lies about why we buy. New York: Doubleday, 2008. LINDSTRON, Martin. Brandwashed – tricks companies use to manipulate our minds and persuade us to buy. New York: Crown Business, 2011.
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