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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0292 - Estudo da Defesa do Consumidor
Consumer Defense Studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Abordar os aspectos da desfesa do consumidor (consumerismo) que interagem com as atividades de comunicação. Propiciar os estudos das estruturas consumeristas à luz da nova ordem econômica e social brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80226 - Gino Giacomini Filho
 
Programa Resumido
O consumerismo no contexto da comunicação de marketing. A propaganda e seus desdobramentos junto ao movimento de defesa do consumidor brasileiro.
 
 
 
Programa
1. Conceitos de Comunicação, Propaganda, Consumidor e Consumerismo.
2. Antecedentes do consumerismo brasileiro. Experiências consumeristas mundiais.
3. Qualidade de Vida e a defesa do consumidor.
4. Comportamento social e do consumidor brasileiro.
5. Públicos de interesse e seus papéis nas relações de consumo .
6. Atuação estatal e o Código de Defesa do Consumidor.
7. Responsabilidade social da empresa e os Serviços de Atendimento ao Consumidor.
8. Defesa do consumidor em relação aos Produtos.
9. Defesa do consumidor e a Comercialização, Preço e Promoção.
10.Visão profissional e ética do profissional de Comunicação - O Código do Conar.
11. Análise de peças de comunicação enganosas e abusivas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades em grupo, avaliação de leituras e participação nas aulas.
Critério
Peso proporcional para cada atividade podendo totalizar até a nota máxima (10).
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ANTAS Jr, Ricardo Mendes. Desafios do consumo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
ASHLEY, Patrícia A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.
CORRADO, Frank M.S. A Força da Comunicação. São Paulo: Makron, 1994.
FERRÉS, Joan. Televisão Subliminar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor versus Propaganda. São Paulo: Summus, 2008.
GOVATTO, Ana Claudia M. Propaganda responsável. São Paulo: Senac, 2007.
KLEIN, Naomi. Sem Logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. R. Janeiro: Record, 2002.
MOKHIBER, Russel. Crimes corporativos: o poder das grandes empresas e o abuso da confiança pública. São Paulo, Scritta, 1995.
NEVES, Roberto de Castro. Crises empresariais com a opinião pública. R. Janeiro: Mauad, 2002.
ZULZKE, Maria Lúcia. Abrindo a empresa para o consumidor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
 

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