Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0297 - Análise e Planejamento Mercadológico
Analysis and Marketing Planning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
72957 - Mitsuru Higuchi Yanaze
 
Programa Resumido
Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos
 
 
 
Programa
-Revisão dos conceitos e definições de Marketing
Leitura:Capítulo 1 a 5 de Yanaze (pág. 7 a 61)
Tarefa: Divisão da classe em equipes de trabalho, escolha dos temas (casos)
-Definição de Produto
Leitura: Capítulos 13 e 14 de Kotler (pág.415 a 474) e cap. 7 de Yanaze (pag. 80 a 117
Tarefa:. Definições genéricas do produto/negócio e dos objetivos e metas.
-Definição de Concorrência
Leitura: Capítulo 8 de Kotler (pág.239 a 276)
Tarefa: Levantar informações mercadológicas da concorrência
-Definição de Mercado
Leitura: Capítulos 7 (pág.166 a 191) e 9 (pág.218 a 245) de Boone/Kurtz e cap. 9 de Yanaze (pág. 137 a 179)
Tarefa: Descrever o mercado consumidor bem como seu comportamento em relação ao produto/negócio.
-Ambiente de Marketing
Leitura: Capítulo 5 de Kotler (pág. 157 a 180)
Capítulo 4 de McCarthy/Perreault (pág.79 a 98)
Tarefa: Definir o ambiente de Marketing.
-Análise dos Pontos Fortes e Pontos Fracos e Formação do Cenário Mercadológico
Leitura:Capítulo 13 de Yanaze (pág. 231 a 262) e capítulo 5 de Kotler (pág.157 a 180)
Tarefa: Listar pontos fortes e pontos fracos da empresa e seus produtos. Descrever o cenário mercadológico.
-Formulação dos Objetivos e Estratégias do Plano Mercadológico
Leitura: Capítulos 6, 7 e 8 De Westwood ( pág. 113 a 194)
Tarefa: Formular objetivos/metas do plano. Definir as estratégias a adotar para
alcançá-los (de Produto, Preço, Logística)

- Comunicação e Marketing
Leitura: Capítulos 17,18,19 e 20 de Nickels e Wood (pág. 318 a 390) e cap. 17 de Yanaze (pág. 327 a 366)

:
Tarefa: Definir o ambiente de comunicação persuasiva em que o produto ou serviço está inserido. Definir a estratégia de Comunicação.

-Sistemas de controle e acompanhamentos das atividades
Leitura: Capítulo 22 de Kotler (pág. 697 a 736)
Tarefa: Definir os sistemas de controle e análise dos resultados das atividades a
serem desenvolvidas no Plano Mercadológico

-Análise de Retornos de Investimento em Marketing
Leitura: Capítulo 19 de Yanaze (pág. 382 a 397)
Exercícios práticos em equipe.

-Discussão e análise crítica dos novos conceitos em Marketing
Leitura:a indicar
Tarefa Individual: Produzir um "paper" com opiniões pessoais sobre o Marketing na sociedade contemporânea, incluindo uma análise crítica dos esforços mercadológicos da maioria das empresas brasileiras.Este trabalho também deverá conter opiniões claras e precisas da relevância dos conceitos e ferramentas de Marketing na carreira escolhida.
Monitoramento do Plano de Marketing: A segunda metade da aula será destinada à orientação e monitoramento dos Planos de Marketing.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a. Exercícios em Classe __________________________20 %
b. Apresentação de Seminários____________________ 40 %
c. Planejamento ________________________________ 40 %
Critério
participação em aula + seminário + trabalho dividido por 5
Norma de Recuperação
O aluno em recuperaçåo deverá submeter-se à realizaçåo de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
I. Boone, Louis&Kurtz, David.Marketing Contemporâneo. Rio de Janeiro, LTC,1998. 
II. Hooley,G.& Saunders,J. “ Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo”São Paulo: Prentice Hall, 2001.
III. Kotler, Philip. "Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle" 10ª Edição, São Paulo: Prentice Hall, 2000.
IV. McCarthy, Jerome& Perreault, William. ”Marketing Essencial” São Paulo: Atlas,1997
V. Nickels, William G.& Wood, Marian Burk. “Marketing: Ralacionamento,Qualidade, Valor” Rio de Janeiro: LTC, 1999.
VI. Semenik, R.& Bamossy,G. “Princípios de Marketing: uma perspectiva global” São Paulo: Makron, 1995.
VII. Yanaze, Mitsuru H. “Gestão de Marketing e Comunicação- Avanços e Aplicações” São Paulo: Saraiva, 2007.
VIII. Westwood, John. "O Plano de Marketing", São Paulo: 2ª Edição,Makron Books, 1996
IX. YANAZE, M. & FREIRE, O. & SENISE, D. "Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Paulo: Difusão, 2010
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0297

Clique para consultar o oferecimento para CRP0297

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP