Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos.
Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos
-Revisão dos conceitos e definições de Marketing Leitura:Capítulo 1 a 5 de Yanaze (pág. 7 a 61) Tarefa: Divisão da classe em equipes de trabalho, escolha dos temas (casos)-Definição de Produto Leitura: Capítulos 13 e 14 de Kotler (pág.415 a 474) e cap. 7 de Yanaze (pag. 80 a 117 Tarefa:. Definições genéricas do produto/negócio e dos objetivos e metas.-Definição de Concorrência Leitura: Capítulo 8 de Kotler (pág.239 a 276) Tarefa: Levantar informações mercadológicas da concorrência-Definição de Mercado Leitura: Capítulos 7 (pág.166 a 191) e 9 (pág.218 a 245) de Boone/Kurtz e cap. 9 de Yanaze (pág. 137 a 179) Tarefa: Descrever o mercado consumidor bem como seu comportamento em relação ao produto/negócio. -Ambiente de Marketing Leitura: Capítulo 5 de Kotler (pág. 157 a 180) Capítulo 4 de McCarthy/Perreault (pág.79 a 98)Tarefa: Definir o ambiente de Marketing.-Análise dos Pontos Fortes e Pontos Fracos e Formação do Cenário Mercadológico Leitura:Capítulo 13 de Yanaze (pág. 231 a 262) e capítulo 5 de Kotler (pág.157 a 180) Tarefa: Listar pontos fortes e pontos fracos da empresa e seus produtos. Descrever o cenário mercadológico.-Formulação dos Objetivos e Estratégias do Plano Mercadológico Leitura: Capítulos 6, 7 e 8 De Westwood ( pág. 113 a 194) Tarefa: Formular objetivos/metas do plano. Definir as estratégias a adotar para alcançá-los (de Produto, Preço, Logística)- Comunicação e Marketing Leitura: Capítulos 17,18,19 e 20 de Nickels e Wood (pág. 318 a 390) e cap. 17 de Yanaze (pág. 327 a 366) : Tarefa: Definir o ambiente de comunicação persuasiva em que o produto ou serviço está inserido. Definir a estratégia de Comunicação.-Sistemas de controle e acompanhamentos das atividades Leitura: Capítulo 22 de Kotler (pág. 697 a 736) Tarefa: Definir os sistemas de controle e análise dos resultados das atividades a serem desenvolvidas no Plano Mercadológico-Análise de Retornos de Investimento em MarketingLeitura: Capítulo 19 de Yanaze (pág. 382 a 397) Exercícios práticos em equipe.-Discussão e análise crítica dos novos conceitos em Marketing Leitura:a indicar Tarefa Individual: Produzir um "paper" com opiniões pessoais sobre o Marketing na sociedade contemporânea, incluindo uma análise crítica dos esforços mercadológicos da maioria das empresas brasileiras.Este trabalho também deverá conter opiniões claras e precisas da relevância dos conceitos e ferramentas de Marketing na carreira escolhida.Monitoramento do Plano de Marketing: A segunda metade da aula será destinada à orientação e monitoramento dos Planos de Marketing.
I. Boone, Louis&Kurtz, David.Marketing Contemporâneo. Rio de Janeiro, LTC,1998. II. Hooley,G.& Saunders,J. “ Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo”São Paulo: Prentice Hall, 2001. III. Kotler, Philip. "Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle" 10ª Edição, São Paulo: Prentice Hall, 2000. IV. McCarthy, Jerome& Perreault, William. ”Marketing Essencial” São Paulo: Atlas,1997 V. Nickels, William G.& Wood, Marian Burk. “Marketing: Ralacionamento,Qualidade, Valor” Rio de Janeiro: LTC, 1999. VI. Semenik, R.& Bamossy,G. “Princípios de Marketing: uma perspectiva global” São Paulo: Makron, 1995. VII. Yanaze, Mitsuru H. “Gestão de Marketing e Comunicação- Avanços e Aplicações” São Paulo: Saraiva, 2007. VIII. Westwood, John. "O Plano de Marketing", São Paulo: 2ª Edição,Makron Books, 1996IX. YANAZE, M. & FREIRE, O. & SENISE, D. "Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Paulo: Difusão, 2010