Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0305 - Empreendedorismo e Assessoria de Relações Públicas
Entrepreneurship, advice and consultancy in public relations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
- Apresentar a dinâmica de uma assessoria de Relações Públicas seja ela interna ou externa. 
- Oferecer condições para que o aluno possa compreender os mecanismos de administração e de prestação de serviços de uma assessoria de Relações Públicas. 
- Propiciar compreensão, aproximação e conhecimento do discente da realidade de mercado.
- Auxiliar na elaboração da primeira etapa do Projeto Experimental em Relações Públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1784661 - Valéria de Siqueira Castro Lopes
 
Programa Resumido
Empreendedorismo. Empreendedorismo corporativo ou intra-empreededorismo. Elementos fundamentais de assessoria e consultoria de Relações Públicas. Bases para a constituição de uma empresa de Relações Públicas e de Comunicação Integrada. Estruturas das empresas de Relações Públicas e Comunicação Integrada. Terceirização de serviços. Consultoria e Assessoria externa de Relações Públicas.
 
 
 
Programa
01.	Empreendedorismo. Intra-empreendedorismo ou empreendedorismo corporativo.
02.	Empreendedorismo e inovações.
03.	Empreendedorismo social.
04.	Desenvolvimento do plano de negócio.
05.	Terceirização e prestação de serviços. 
06.	Assessoria e consultoria em relações públicas.
07.	Prestação de serviços de comunicação: perfil e estrutura, funções e principais atividades.
08.	Prospecção e atendimento ao cliente.
09.	Elaboração de propostas. 
10.	Ética na prestação de serviços de assessoria e consultoria em relações públicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, estudos de caso.
Critério
Prova individual.
Trabalho em grupo - constituição de uma agência para o Projeto Experimental.
Atividades em classe.
Norma de Recuperação
Prova individual.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideáis e negócios. 3ª ed. revista e atualizada. Elsevier: Campus, 2008.
GIOSA, Lívio Antonio. Terceirização: uma abordagem estratégica. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
HISRICH, Robert; PETERS, Michael. Empreendedorismo. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004
REBOUÇAS, Djalma de Pinho. Manual de Consultoria Empresarial. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
SARKAR, Soumodip. O empreendedor inovador. Rio de Janeiro: Campus/ Elsevier, 2008.
FARAH et. al. (org.) Empreendedorismo estratégico. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALBEROLA, Amanda Silva. Por dentro das grandes agências de Comunicação: um perfil de grandes assessorias de imprensa e seus profissionais.
ANDRADE, C. T. S. Curso de relações públicas. São Paulo: Pioneira, 2002.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial :teoria e pesquisa. Barueri SP: Manole, 2003.
DORNELAS, José Carlos Assis et al.Criação de novos negócios: empreendedorismo para o século 21. Adap. 8ª ed. americana. São Paulo: Elsevier, 2010.
DUARTE, Jorge (Organizador). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2002.
CAMPBEL, Joseph. O herói de mil faces. 9ª ed. São Paulo: Cultrix/ Pensamento, 2004.
CROCCO, Luciano; GUTTMAN, Erik. Consultoria Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARCONDES, Reynaldo C.; BERNARDES, Cyro. Criando empresas para o sucesso: empreendedorismo na prática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
MOREIRA, Daniel Augusto; QUEIROZ, Ana Carolina S. (coord.) Inovação organizacional e tecnológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social: da teoria à prática, do sonho à realidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
SEIFFERT, Peter Quadros. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processos e melhores práticas. São Paulo: Atlas, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0305

Clique para consultar o oferecimento para CRP0305

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP