- Apresentar a dinâmica de uma assessoria de Relações Públicas seja ela interna ou externa. - Oferecer condições para que o aluno possa compreender os mecanismos de administração e de prestação de serviços de uma assessoria de Relações Públicas. - Propiciar compreensão, aproximação e conhecimento do discente da realidade de mercado. - Auxiliar na elaboração da primeira etapa do Projeto Experimental em Relações Públicas.
Empreendedorismo. Empreendedorismo corporativo ou intra-empreededorismo. Elementos fundamentais de assessoria e consultoria de Relações Públicas. Bases para a constituição de uma empresa de Relações Públicas e de Comunicação Integrada. Estruturas das empresas de Relações Públicas e Comunicação Integrada. Terceirização de serviços. Consultoria e Assessoria externa de Relações Públicas.
01. Empreendedorismo. Intra-empreendedorismo ou empreendedorismo corporativo. 02. Empreendedorismo e inovações. 03. Empreendedorismo social. 04. Desenvolvimento do plano de negócio. 05. Terceirização e prestação de serviços. 06. Assessoria e consultoria em relações públicas. 07. Prestação de serviços de comunicação: perfil e estrutura, funções e principais atividades. 08. Prospecção e atendimento ao cliente. 09. Elaboração de propostas. 10. Ética na prestação de serviços de assessoria e consultoria em relações públicas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICADORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideáis e negócios. 3ª ed. revista e atualizada. Elsevier: Campus, 2008.GIOSA, Lívio Antonio. Terceirização: uma abordagem estratégica. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1997.HISRICH, Robert; PETERS, Michael. Empreendedorismo. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004REBOUÇAS, Djalma de Pinho. Manual de Consultoria Empresarial. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.SARKAR, Soumodip. O empreendedor inovador. Rio de Janeiro: Campus/ Elsevier, 2008.FARAH et. al. (org.) Empreendedorismo estratégico. São Paulo: Cengage Learning, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARALBEROLA, Amanda Silva. Por dentro das grandes agências de Comunicação: um perfil de grandes assessorias de imprensa e seus profissionais.ANDRADE, C. T. S. Curso de relações públicas. São Paulo: Pioneira, 2002.BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial :teoria e pesquisa. Barueri SP: Manole, 2003.DORNELAS, José Carlos Assis et al.Criação de novos negócios: empreendedorismo para o século 21. Adap. 8ª ed. americana. São Paulo: Elsevier, 2010.DUARTE, Jorge (Organizador). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2002.CAMPBEL, Joseph. O herói de mil faces. 9ª ed. São Paulo: Cultrix/ Pensamento, 2004.CROCCO, Luciano; GUTTMAN, Erik. Consultoria Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005.MARCONDES, Reynaldo C.; BERNARDES, Cyro. Criando empresas para o sucesso: empreendedorismo na prática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2004.MOREIRA, Daniel Augusto; QUEIROZ, Ana Carolina S. (coord.) Inovação organizacional e tecnológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social: da teoria à prática, do sonho à realidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.SEIFFERT, Peter Quadros. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processos e melhores práticas. São Paulo: Atlas, 2005.