Aplicar o conhecimento técnico e o pensamento estratégico adquiridos por meio das disciplinas obrigatórias do curso no desenvolvimento de uma campanha publicitária para uma marca real, existente no mercado, na forma de projeto experimental.
Planejamento e execução, em forma de projeto, de uma campanha publicitária e/ou de comunicação de marketing para uma marca existente no mercado, envolvendo desde a análise mercadológica até a apresentação das peças e do plano de mídia concebidos como solução para o problema mercadológico diagnosticado.
1. Comunicação Integrada de marketing : revisão de conceitos, características e técnicas.2. O processo de comunicação de marketing : uma visão geral do gerenciamento de marca3. Comportamento consumidor e persuasão em comunicação de marketing (revisão de conceitos em função da marca selecionada para o projeto)4. Planejamento da campanha de comunicação (publicitária e/ou promocional) Fase 1: Definição do produto/marca objeto de comunicaçãoFase 2: Levantamento de dados primários e secundários (briefing)Fase 3: Diagnóstico da situação atual da marca (análise do ambiente de marketing)Fase 4: Determinando público-alvo e ferramentas de comunicação (mix de comunicação)Fase 5: Estabelecendo objetivos de comunicação para cada ferramentaFase 6: Distribuindo os recursos orçamentários entre as várias ferramentas de comunicação de marketing (publicidade, marketing promocional, relações públicas)Fase 7: Desenvolvendo estratégias de criação (posicionamento, conceito, texto, arte, roteiro, mecânica)Fase 8: Desenvolvendo estratégias de mídia (perfil dos veículos, cobertura, freqüência, custos)Fase 9: Avaliando normas e conduta éticaFase 10: Preparando material para apresentação escrita e oral5. Apresentação pública do projeto experimental à banca examinadora composta por profissionais dá área convidados.
JONES (org.), John Philip. A publicidade na construção de grandes marcas. São Paulo: Nobel, 2004.KOTLER, Philip. Administração de Marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller /12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.SCHMITT, Bernd H. Marketing experimental. São Paulo: Nobel, 2002.SHIMP, Terence A. Propaganda e promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5.ed. Porto Alegre: bookman, 2002.Bibliografia complementar Obras das bibliografias do 5º ao 7º semestres