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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0317 - Projetos Experimentais em Propaganda e Publicidade
Experimental Projects in Propaganda and Advertising

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Aplicar o conhecimento técnico e o pensamento estratégico adquiridos por meio das disciplinas obrigatórias do curso no desenvolvimento de uma campanha publicitária para uma marca real, existente no mercado, na forma de projeto experimental.
 
 
 
Programa Resumido
Planejamento e execução, em forma de projeto, de uma campanha publicitária e/ou de comunicação de marketing para uma marca existente no mercado, envolvendo desde a análise mercadológica até a apresentação das peças e do plano de mídia concebidos como solução para o problema mercadológico diagnosticado. 
 
 
 
Programa
1. Comunicação Integrada de marketing : revisão de conceitos, características e técnicas.

2. O processo de comunicação de marketing : uma visão geral do gerenciamento de marca

3. Comportamento consumidor e persuasão em comunicação de marketing (revisão de conceitos em função da marca selecionada para o projeto)

4. Planejamento da campanha de comunicação (publicitária e/ou promocional)
Fase 1: Definição do produto/marca objeto de comunicação
Fase 2: Levantamento de dados primários e secundários (briefing)
Fase 3: Diagnóstico da situação atual da marca (análise do ambiente de marketing)
Fase 4: Determinando público-alvo e ferramentas de comunicação (mix de comunicação)
Fase 5: Estabelecendo objetivos de comunicação para cada ferramenta
Fase 6: Distribuindo os recursos orçamentários entre as várias ferramentas de comunicação de marketing (publicidade, marketing promocional, relações públicas)
Fase 7: Desenvolvendo estratégias de criação (posicionamento, conceito, texto, arte, roteiro, mecânica)
Fase 8: Desenvolvendo estratégias de mídia (perfil dos veículos, cobertura, freqüência, custos)
Fase 9: Avaliando normas e conduta ética
Fase 10: Preparando material para apresentação escrita e oral

5. Apresentação pública do projeto experimental à banca examinadora composta por profissionais dá área convidados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação individual no desenvolvimento do projeto por meio de supervisão quinzenal do cronograma de tarefas;
Apresentação escrita do projeto (desenvolvido em equipe) com todas peças layoutadas , planilhas de mídia e custos de produção;
Apresentação oral e defesa do projeto para uma banca examinadora composta por profissionais e/ou docentes da área;
Auto-avaliação.
Avaliação docente (peso 2) + média aritmética da avaliação dos membros da banca examinadora (peso 2) + auto-avaliação (peso 1) : 5 = média final
Critério
Referência profissional: adequação da solução proposta ao problema mercadológico apresentado; fundamentação técnica; criatividade na elaboração de estratégias de criação e de mídia; poder de síntese na apresentação oral do projeto.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
JONES (org.), John Philip. A publicidade na construção de grandes marcas. São Paulo: Nobel, 2004.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller /12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
SCHMITT, Bernd H. Marketing experimental. São Paulo: Nobel, 2002.
SHIMP, Terence A. Propaganda e promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5.ed. Porto Alegre: bookman, 2002.

Bibliografia complementar
Obras das bibliografias do 5º ao 7º semestres
 

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