Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0323 - Programação Visual
Visual Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Passar conceitos de Comunicação Visual, com foco na criação de Identidades Visuais, como estratégia de marketing nas Empresas e Instituições.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
69716 - Heliodoro Teixeira Bastos Filho
 
Programa Resumido
Análise de imagens do mercado com referencial teórico/conceitual que possibilite o desenvolvimento de novas propostas de Identidade Visual, para empresas e Instituições.
 
 
 
Programa
- Conceitos de Comunicação Visual com foco na imagem corporativa.
- A evolução do design.
- Identidade Visual como estratégia de marketing
- O processo criativo da Identidade Visual.
- Definições: Marca, Logotipo, Símbolo...
- Programação Visual de empresas e instituições.
- Análise de imagens do mercado
- Projetos práticos de Identidade Visual
- Apresentação dos projetos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, com verificação e indicação de obras sobre o tema. Proposta e acompanhamento de projetos de Comunicação Visual, nas fases: criação/roughs, finalização de layouts, até a fase de apresentação final.
Critério
Participação nas aulas expositivas. Participação nas aulas práticas. Participação na apresentação final.
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas .Caso contrário ,deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
CARDOSO, Rafael- Uma Introdução à História do Design.- São Paulo- Edgard Blücher-2004
DONIS, Donis A. - La Sintaxe de la Imagem- Barcelona- Gustavo Gili- 1985
FISHEL, Catherine- Como Recriar a Imagem Corporativa- Barcelona- Gustavo Gili- 2003
FRUTIGER, Adrian- Sinais e Símbolos- São Paulo- Martins Fontes- 1999.
HOLLIS, Richard- Design Gráfico Uma História Concisa- São Paulo- Martins Fontes- 2001.
HULBURT, Allen- Layout: O Design da Página Impressa- São Paulo- Nobel- 1086
MUNARI, Bruno- Diseño y Comunicación Visual- Barcelona- Gustavo Gili- 1976.
NIEMEYER, Lucy- Tipografia: Uma Apresentação – Rio de Janeiro- 2000
PETIT, Francesc- Marca e Meus Personagens- São Paulo- Futura- 2004.
STRUNK, Gilberto- Como Criar Identidades Visuais Para Marcas de Sucesso- Rio de Janeiro- Rio Books- 2001.
CHEVALIER, Michel - MAZZALOVO, Gérald - Pró Logo. Marcas como fator de sucesso - São Paulo - Panda Books - 2007.
H. DE MELO, Chico – O design gráfico brasileiro. Anos 60 – São Paulo – COSACNAIF – 2006.
S. LEITE, João de – A herança do olhar. O design de Aloísio Magalhães – Rio de Janeiro – Editora SENAC – 2003.
WOLLNER, Alexandre – Design visual 50 anos – São Paulo – COSAC e NAIF – 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0323

Clique para consultar o oferecimento para CRP0323

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP