Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0325 - Redação Publicitária I
Copywriting Advertising I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Introduzir os fundamentos e as técnicas da redação publicitária; aproximar os alunos do processo de criação do texto em publicidade; estimular a atividade escrita.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3473397 - Bruno Pompeu Marques Filho
 
Programa Resumido
Introduzir os fundamentos e as técnicas da redação publicitária; aproximar os alunos do processo de criação do texto em publicidade; estimular a atividade escrita.
 
 
 
Programa
1. Publicidade e Propaganda: Informação e redundância em comunicação.
2. Publicidade e Propaganda: Criação. Recreação, Recriação.
3. Estudo dos fatores da inibição à criatividade. (preconceito, restrições e limitações)
4. A natureza do processo criativo: Aplicabilidade à produção de textos e imagens visuais.
5. Processos de desenvolvimento da criação
6. Desinibição, fluência e flexibilidade na produção de textos.
7. Condições de produção do texto publicitário
8. Criatividade em Redação Publicitária
9. Adequação texto/imagem em publicidade.
10. Adequação da Redação Publicitária à especificidade de cada veículo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, trabalhos práticos de redação dados em exercícios individuais e em equipe (agências); debates sobre os textos recomendados como leituras programadas;
Critério
Somatória das notas exercícios individuais + Portifólio criativo
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita no período de férias até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, o aluno deve matricular-se novamente na disciplina, quando a mesma for oferecida novamente.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica

BERTOMEU, C. V.J. Criação na propaganda impressa. São Paulo.Futura. 2002.
CARRASCOZA, J. A. Redação Publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo. Futura. 2003.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria literatura e senso comum. Belo Horizonte. Ed. UFMG. 2003.
ECO, U. A Estrutura Ausente. São Paulo. Perspectiva. 1980.
MAINGUENEAU. D. Análise de textos comunicacionais. 2001.
MARTINS, L. Escrever com criatividade. São Paulo: Contexto. 2001.
MENA BARRETO, Roberto. Criatividade em Propaganda. São Paulo, Summus,1982.


Bibliografia complementar

RODARI, G. Gramática da Fantasia.9ed.Campinas: Summus.1999.
SANTA’NNA, A. Teoria, Técnica e Prática da Propaganda. 8ed. São Paulo. 1999.
TRINDADE,E. MARQUES, J. A. Polifonia, dialogia, Interdiscursividade e intertextualidade na propaganda. São Paulo. X Congresso da FELAFCS. 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0325

Clique para consultar o oferecimento para CRP0325

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP