Introduzir os fundamentos e as técnicas da redação publicitária; aproximar os alunos do processo de criação do texto em publicidade; estimular a atividade escrita.
1. Publicidade e Propaganda: Informação e redundância em comunicação.2. Publicidade e Propaganda: Criação. Recreação, Recriação.3. Estudo dos fatores da inibição à criatividade. (preconceito, restrições e limitações)4. A natureza do processo criativo: Aplicabilidade à produção de textos e imagens visuais.5. Processos de desenvolvimento da criação 6. Desinibição, fluência e flexibilidade na produção de textos.7. Condições de produção do texto publicitário8. Criatividade em Redação Publicitária9. Adequação texto/imagem em publicidade. 10. Adequação da Redação Publicitária à especificidade de cada veículo.
Bibliografia básicaBERTOMEU, C. V.J. Criação na propaganda impressa. São Paulo.Futura. 2002. CARRASCOZA, J. A. Redação Publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo. Futura. 2003.COMPAGNON, A. O demônio da teoria literatura e senso comum. Belo Horizonte. Ed. UFMG. 2003. ECO, U. A Estrutura Ausente. São Paulo. Perspectiva. 1980.MAINGUENEAU. D. Análise de textos comunicacionais. 2001.MARTINS, L. Escrever com criatividade. São Paulo: Contexto. 2001.MENA BARRETO, Roberto. Criatividade em Propaganda. São Paulo, Summus,1982.Bibliografia complementarRODARI, G. Gramática da Fantasia.9ed.Campinas: Summus.1999. SANTA’NNA, A. Teoria, Técnica e Prática da Propaganda. 8ed. São Paulo. 1999.TRINDADE,E. MARQUES, J. A. Polifonia, dialogia, Interdiscursividade e intertextualidade na propaganda. São Paulo. X Congresso da FELAFCS. 2000.