Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0326 - Redação Publicitária II
Copywriting Advertising II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a capacidade redacional com propósitos publicitários; exercitar as condições de criação no evento de redação do texto de publicidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84471 - João Luís Anzanel Carrascoza
 
Programa Resumido
Desenvolver a capacidade redacional com propósitos publicitários; exercitar as condições de criação no evento de redação do texto de publicidade.
 
 
 
Programa
O pensamento criativo e o estilo da propaganda
Associação de idéias na criação publicitária
Componentes persuasivos da linguagem publicitária de mídia impressa
Integração direção de arte e redação
Os tipos de anúncio (all type, foto e texto, sem texto, teaser, formato especial, interativo)
Título, subtítulo, intertítulo e slogan
O texto apolíneo (convencional e constelado)
O texto dionisíaco
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico-expositivas
Atividades práticas de estimulação e sensibilização criativa
Técnicas de brainstorming e exercícios de redação (individuais, em duplas e em grupos)
Análise, criação e recriação de peças publicitárias/promocionais (anúncios, outdoors, cartazes etc.)
Desenvolvimento de campanha publicitária (briefing real)
Critério
participação em aula + exercícios orientados + prova escrita
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se a uma prova escrita, no período de férias, até uma semama antes do reinício das aulas. Caso contrário deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
CARRASCOZA, J. A. Do caos a criação publicitária. Saraiva, São Paulo, 2008.
__________________. Razão e sensibilidade no texto publicitário. Futura, São Paulo, 2004.
CARVALHO, N. Publicidade. A linguagem da sedução. 2a ed., Ática, São Paulo, 1998.
MENNA BARRETO, Roberto. O copy criativo. Qualitymark, Rio de Janeiro, 2004.
PEREZ, C. e BARBOSA, I. S. (org.). Hiperpublicidade 2. Atividades e tendências. Thomson, São Paulo, 2008.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo (um estudo antropológico da publicidade). 3a ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. 3a ed., Loyola, São Paulo, 2003
 

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