Ao concluir a disciplina o aluno deverá estar apto a criar e redigir: relatórios de visita, briefing, textos para mídia impressa e audiovisual.
* Pequena história da publicidade em rádio e TV no Brasil* Constelação semântica, temática e narrativa em mídia eletrônica* Técnicas para criação de vinhetas, spots e jingles* Técnicas para desenvolvimento de roteiros de comerciais para TV/cinema* Tendências da publicidade em cinema, televisão e internet (filmes, desenhos, efeitos especiais) * O texto publicitário adaptado a cada veículo (recapitulação)* A criação publicitária em novos formatos eletrônicos (guerrilha, advertainment, viral etc.)
BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 segundos – Manual do roteiro para filme publicitário. Senac, São Paulo, 2004.COVALESKI, Rogério. Publicidade híbrida. Maxi Editora, Curitiba, 2010.FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Objetiva, Rio de Janeiro, 1995.GILMOUR, David. O clube do filme. Intrínseca, Rio de Janeiro, 2009.JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Aleph, São Paulo, 2008.ROCHA, Maria Eduarda da Mota. A nova retórica do capital. A publicidade brasileira em tempos neoliberais. Edusp, São Paulo, 2010.SARAIVA, Leandro e CANNITO, Newton. Manual do roteiro. Ou manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. Conrad, São Paulo, 2004.