Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0327 - Redação Publicitária III
Copywriting Advertising III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Ao concluir a disciplina o aluno deverá estar apto a criar e redigir: relatórios de visita, briefing, textos para mídia impressa e audiovisual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84471 - João Luís Anzanel Carrascoza
 
Programa Resumido
Ao concluir a disciplina o aluno deverá estar apto a criar e redigir: relatórios de visita, briefing, textos para mídia impressa e audiovisual.
 
 
 
Programa
* Pequena história da publicidade em rádio e TV no Brasil
* Constelação semântica, temática e narrativa em mídia eletrônica
* Técnicas para criação de vinhetas, spots e jingles
* Técnicas para desenvolvimento de roteiros de comerciais para TV/cinema
* Tendências da publicidade em cinema, televisão e internet (filmes, desenhos, efeitos especiais)
* O texto publicitário adaptado a cada veículo (recapitulação)
* A criação publicitária em novos formatos eletrônicos (guerrilha, advertainment, viral etc.)
 
 
 
Avaliação
     
Método
* Aulas teórico-expositivas
* Atividades de sensibilização criativa
* Exercícios de redação (individuais, em duplas e em grupos)
* Audição, análise e criação de spots e jingles
* Projeção de rolos de comerciais brasileiros e internacionais
* Criação de roteiros para filmes publicitários
* Cases de novos formatos eletrônicos
* Making of de comerciais
* Corpo a corpo com roteirista, diretor de cinema publicitário ou produtor de som
Critério
seminário + prova escrita + exercícios
Norma de Recuperação
Será aplicado trabalho ou prova na primeira semana após o encerramento do semestre letivo
 
Bibliografia
     
BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 segundos – Manual do roteiro para filme publicitário. Senac, São Paulo, 2004.
COVALESKI, Rogério. Publicidade híbrida. Maxi Editora, Curitiba, 2010.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Objetiva, Rio de Janeiro, 1995.
GILMOUR, David. O clube do filme. Intrínseca, Rio de Janeiro, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Aleph, São Paulo, 2008.
ROCHA, Maria Eduarda da Mota. A nova retórica do capital. A publicidade brasileira em tempos neoliberais. Edusp, São Paulo, 2010.
SARAIVA, Leandro e CANNITO, Newton. Manual do roteiro. Ou manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. Conrad, São Paulo, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0327

Clique para consultar o oferecimento para CRP0327

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP