Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0330 - Projeto Experimental de Relações Públicas
Public Relations Project

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 7
Carga Horária Total: 270 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
1.Revisar os princípios e teorias de Relações Públicas e entender como eles estão relacionados com a prática da comunicação nas empresas reais;
2.Aprender a identificar, categorizar e analisar a informação necessária e os comportamentos de comunicação dos públicos que possam a ter conseqüências negativas à organização;
3.Compreender como estratégicas e táticas usadas em Relações Públicas estão relacionadas com a missão, objetivos e metas da organização cliente;
4.Desenvolver pesquisas científicas junto aos públicos estratégicos da organização para conhecer seus comportamentos e opiniões;
5.Familiarizar-se com os tipos de avaliação que devem ser utilizados para controlar o processo de planejamento e execução de atividades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1366021 - Maria Aparecida Ferrari
 
Programa Resumido
Os Projetos Experimentais de Relações Públicas são trabalhos aplicados com fundamentação teórico-prática, destinados a organizações e entidades dos três setores: governo, iniciativa privada e terceiro setor.
Consiste no desenvolvimento de um projeto global de Relações Públicas para uma determinada organização. Todo o embasamento teórico e análise de cenários antecede o projeto de relações públicas, que será elaborado mediante o uso de pesquisas e outras técnicas gerenciais.
• Levar os alunos do 4º ano do curso de Relações Públicas (7º e 8º semestres) à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas cursadas nos quatro anos.
• Possibilitar aos alunos o desenvolvimento do senso crítico e analítico para compreender os cenários organizacionais, sob o ponto de vista de suas estruturas hierárquicas, seus fluxos de comunicação e seus relacionamentos com seus públicos internos e externos.
• Desenvolver as técnicas de planejar, organizar e executar projetos práticos e específicos de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional.
• Propiciar aos alunos um contato direto com uma organização de direito público ou privado, para desenvolver um projeto de Relações Públicas que se adapte à realidade social.
• Propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver estratégias de “negociação” com as empresas clientes, no momento da apresentação das campanhas de Relações Públicas.
• Proporcionar aos alunos uma interação com o mercado de trabalho mediante uma postura ética e reflexiva, necessária ao profissional de relações púbicas no século XXI.
 
 
 
Programa
1.Revisão da Teoria de Excelência em Relações Públicas;
2.Levantamento dos dados demográficos da organização cliente;
3.Análise estratégica: ambiente externo e interno;
4.Pesquisa institucional com diferentes públicos da organização;
5.Diagnóstico e propostas de ação de Relações Públicas;
6.Planejamento, orçamento e aprovação de atividades de Relações Públicas;
7.Controle e avaliação das atividades implementadas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
apresent. escrita e oral do projeto visando conteúdo, criatividade, desempenho durante o sem., apresent. oral e viabilidade de aplicação do projeto p/ cliente.
Critério
Apresentação do projeto, no final do semestre, para uma banca examinadora composta de professores do curso e convidados externos.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

França, Fábio. Públicos: como identificá-los. São Caetano do Sul, Yendis, 2004.

Freitas, Sidinéia e França, Fábio. Manual da qualidade em projetos experimentais de comunicação. São Paulo, Pioneira, 1997.

Kunsch, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2ª. edição. São Paulo, Summus, 2003.

Mattar, Fauze N. Pesquisa de Marketing. São Paulo, Atlas, 1996.

Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 11 ª edição, São Paulo, Atlas, 1995.

Samara, Beatriz S. e Barros, José Carlos de. Pesquisa de Marketing. 2a. edição, São Paulo, Makrom Books, 1997.

Bibliografia Complementar:

Cutlip, Center & Broom. Effective Public Relations. 8ª edição, EUA, Prentice-Hall, 1999.

Grunig, James E. e Hunt, Todd. Managing Public Relations. New Jersey, EUA, Holt, Rinehart and Winston, 1984.

________________ . Public Relations Techniques. New Your, Harcourt Brace, 1994.

Grunig, James E. (org.) Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0330

Clique para consultar o oferecimento para CRP0330

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP