Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0335 - Arte Publicitária
Advertising Art

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos a experiência do trabalho do diretor de arte, em uma agência de propaganda. Desenvolvimento de campanhas de comunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
69716 - Heliodoro Teixeira Bastos Filho
 
Programa Resumido
Visão da evolução da mensagem publicitária. O Diretor de arte dentro do processo criativo.
Criação de Campanhas reais, com apresentação para os “clientes”.
 
 
 
Programa
- Função do diretor de Arte.
- Evolução do Diretor de arte no mercado publicitário.
- História da Propaganda do ponto de vista da Direção de Arte.
- A “Revolução Criativa dos Anos 60”.
- Análise de peças do mercado.
- O exercício de criar/ brainstorm.
- Desenvolvimento de campanhas reais.
- Variações do layout. Composição/Cor/Tipografia/Produção.
- Produção dos layouts finais.
- A apresentação de campanhas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas de acompanhamento individual, na realização de exercícios. Brainstorming em torno desses exercícios. Acompanhamento de desenvolvimento de peças.
Critério
participação em aula + trabalhos orientados
Norma de Recuperação
O aluno em recuperção deverá submeter-se à realização de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas .Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
BARRETO, Roberto Menna- Criatividade em Propaganda- São Paulo- Summus-2004.
BERTOLOMEU, João Vicente C.- Criação na Propaganda Impressa- São Paulo- Futura- 2002
CADENA, Nelson V.- Brasil, 100 anos de Propaganda- São Paulo- Referência- 2001.
CÉSAR, Newton- Direção de arte em Propaganda- São Paulo- Futura- 2000
CRAIG, James- Produção Gráfica- São Paulo- Mosaico- 1989.
PREDEBOM, José- Criatividade Hoje: Como se Pratica, Aprende e Ensina-
São Paulo- Atlas- 1999.
FARINA, Modesto- Psicodinâmica das Cores em Comunicação-
São Paulo- Edgard Blücher-1982
WILLIAMS, Robin- Design Para Quem Não é Designer- São Paulo- Callis- 1995.
BARTHES, Roland – A camara clara – Rio de Janeiro – Editora Nova Fronteira – 1980.
MARCONDES, Pyr – Uma história da propaganda brasileira – São Paulo – Ediouro – 2001.
FARINA, Modesto; BASTOS, Dorinho; PEREZ, Clotilde – Psicodinâmica das cores em comunicação – São Paulo – Edgar Blucher – 2006
CARDOSO, Rafael – Uma Introdução à história do design – Edgar Blucher – São Paulo – 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0335

Clique para consultar o oferecimento para CRP0335

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP