Oferecer aos alunos a experiência do trabalho do diretor de arte, em uma agência de propaganda. Desenvolvimento de campanhas de comunicação.
Visão da evolução da mensagem publicitária. O Diretor de arte dentro do processo criativo.Criação de Campanhas reais, com apresentação para os “clientes”.
- Função do diretor de Arte.- Evolução do Diretor de arte no mercado publicitário.- História da Propaganda do ponto de vista da Direção de Arte.- A “Revolução Criativa dos Anos 60”.- Análise de peças do mercado.- O exercício de criar/ brainstorm.- Desenvolvimento de campanhas reais.- Variações do layout. Composição/Cor/Tipografia/Produção.- Produção dos layouts finais.- A apresentação de campanhas.
BARRETO, Roberto Menna- Criatividade em Propaganda- São Paulo- Summus-2004.BERTOLOMEU, João Vicente C.- Criação na Propaganda Impressa- São Paulo- Futura- 2002CADENA, Nelson V.- Brasil, 100 anos de Propaganda- São Paulo- Referência- 2001.CÉSAR, Newton- Direção de arte em Propaganda- São Paulo- Futura- 2000CRAIG, James- Produção Gráfica- São Paulo- Mosaico- 1989.PREDEBOM, José- Criatividade Hoje: Como se Pratica, Aprende e Ensina- São Paulo- Atlas- 1999. FARINA, Modesto- Psicodinâmica das Cores em Comunicação- São Paulo- Edgard Blücher-1982WILLIAMS, Robin- Design Para Quem Não é Designer- São Paulo- Callis- 1995.BARTHES, Roland – A camara clara – Rio de Janeiro – Editora Nova Fronteira – 1980.MARCONDES, Pyr – Uma história da propaganda brasileira – São Paulo – Ediouro – 2001.FARINA, Modesto; BASTOS, Dorinho; PEREZ, Clotilde – Psicodinâmica das cores em comunicação – São Paulo – Edgar Blucher – 2006CARDOSO, Rafael – Uma Introdução à história do design – Edgar Blucher – São Paulo – 2004.