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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0349 - Teoria e Técnica da Publicidade I
Theory and Technique of Advertising I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Proporcionar uma visão de conjunto das teorias e das técnicas publicitárias, com abordagem inicial centrada na discussão crítica do papel e dos efeitos da propaganda na sociedade contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2183051 - Eneus Trindade Barreto Filho
 
Programa Resumido
Proporcionar uma visão de conjunto das teorias e das técnicas publicitárias, com abordagem inicial centrada na discussão crítica do papel e dos efeitos da propaganda na sociedade contemporânea.
 
 
 
Programa
Comunicação, marketing e publicidade;
Propaganda e publicidade: conceitos e definições;
Definição de campanha e tipos de campanhas, funções de uma agência de comunicação;
Mediatização, Publicização e novos formatos;
O papel do consumidor contemporâneo e o consumidor-cidadão;
Propaganda e transformações políticas, econômicas e socioculturais nos contextos mundial e nacional;
Criação publicitária: noções fundamentais do processo criativo em propaganda;
O que é um bom anúncio ou uma boa campanha?;
Relações Anunciantes, agências de propaganda e veículos;
Veículos publicitários (mídia): a mídia tradicional versus as novas estratégias criativas de circulação multiplataforma.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, trabalhos práticos dados por exercícios de estudos de casos realizados individualmente e em equipe (agências); debates sobre os textos recomendados como leituras programadas.

Atividades discentes

Freqüentar as aulas, com freqüência mínima de 75% do total de encontros realizados durante o semestre;
Realizar os trabalhos práticos;
Realizar os trabalhos de reflexão teórica;
Realizar as leituras programadas;
Demonstrar aproveitamento nos trabalhos individuais e em equipe;
Participar dos debates promovidos durante as aulas;
Participar do processo de avaliação do professor.
Critério
Poderão ser aprovados os alunos com freqüência mínima igual ou superior a75% dos encontros de aulas, considerando também a realização e o rendimento nos trabalhos individuais e em equipe.

Trabalhos individuais:
A) Análise de dois anúncios:
1) Um na perspectiva da qualidade criativa e da coerência com os objetivos de marketing e comunicação que deram origem ao anúncio.
2) Análise da qualidade cirtiva retórica com base na proposta de Umberto ECO.

B) REFLECON: Reflexão livre (a escolha do aluno) sobre um aspecto teórico abordado na disciplina de Teoria e Técnica da Publicidade I.
Mínimo quatro páginas. A reflexão deve estar fundamentada na bibliografia da disciplina e de outras que o aluno esteja cursando no semestre.

Trabalhos em equipe:
A) Visita técnica a uma agência de comunicação. Apresentação oral e escrita do relatório de visita.

B) Produção de um folder ou broad side de apresentação da agência experimental, estacando sua missão, filosofia, objetivo de mercado e compromisso social, bem como sua organização estrutura e ocupações das funções. Serão avaliados o conteúdo e a estética do material impresso de acordo com os conteúdos discutidos ao longo do semestre.

Somatória das notas dos dois trabalhos individuais + a nota dos dois
trabalhos em equipe
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita no período de férias até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina, quando a mesma for oferecida novamente.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
BARBOSA,I. S. (org.).Os sentidos da Publicidade. Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Thomson Learning. 2005.
BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 1. Fundamentos e interfaces.
São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 2. Atividades e tendências. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
BERTOMEU, C. V.J. Criação na propaganda impressa. São Paulo. Futura. 2002.
CANCLÍNI, N.G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. São Paulo. Ed.UFRJ. 1995.
CORRÊA,T.G. (org). Comunicação para o mercado.Instituições, mercado e publicidade. São Paulo. EDICON.1995.
DROGUETT, Juan Guillermo. ; POMPEU, Bruno . Dicionário Técnico e Crítico da Comunicação Publicitária: conceitos fundamentais. 1. ed. São Paulo: Cia. dos Livros, 2012. v. 1. 125 p.
ECO, U. Algumas Verificações: a mensagem publicitária. In A estrutura ausente. São Paulo. Perspectiva. 1973.
LUPETTI, M. Administração em publicidade. A verdadeira Alma do negócio. São Paulo. 2003.
TRINDADE, E. . Na perspectiva de construção dos estudos mediáticos da publicidade. In:
Kátia Raquel Bonilha Keller e Lara Lima Satler. (Org.). Século XXI: a publicidade sem
fronteiras. 1 ed. Goiânia: Editora da PUC Goás, 2011, v. 1, p. 157-174.
YANAZE, M. Gestão de Comunicação em Marketing. 2ed. São Paulo: Saraiva.
2010.

Bibliografia complementar

BRAGA, J. L. Sobre « mediatização » como processo interacional de referência. In Anais XV Encontro Anual da Compós. Bauru: UNESP/COMPÒS. 2006. Gt- Comunicação e Sociabilidade.
CASAQUI, Vander . Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2011. v. 1. p. 1-15.
FAUSTO NETO, A. As bordas da Circulação. In Revista Alceu. Rio de Janeiro: PPGCOM/PUC-RJ. v. 10, n. 20, jan a jun. 2010. p.55-69.
TRINDADE, E. Brasil, Mostra a tua cara: publicidade e identidade cultural brasileira na transição secular-1999-2001. São Paulo. CRP/ECA/USP. 2003. Tese de Doutorado.
 

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