Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0353 - Planejamento Publicitário
Advertising Planning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Analisar criticamente os processos comerciais e institucionais das empresas para o levantamento e diagnóstico de seus problemas. Definir planejamento e planejamento publicitário. Entender a importância do planejamento publicitário no cenário mercadológico. Entender a importância da pesquisa de mercado no planejamento. Elaborar o planejamento publicitário. Apresentar campanhas. Avaliar os resultados do planejamento publicitário.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1249566 - Maria Clotilde Perez Rodrigues
 
Programa Resumido
Fundamentos do planejamento organizacional e do planejamento publicitário. Análise da situação e pesquisa de mercado. Análise do briefing como subsídio para o planejamento. Roteiro para construção e implementação do planejamento. Mecanismos de avaliação e controle do planejamento. Estruturação e apresentação de campanhas publicitárias.
 
 
 
Programa
- Fundamentos do planejamento e do planejamento publicitário
- Evolução do pensamento e do conceito de planejar em publicidade
- Análise de briefing
- Pesquisa de mercado no contexto do planejamento publicitário
- Análise de pesquisas publicitárias
- Roteiro para construção e implementação do planejamento publicitário
- Instrumentos de avaliação e controle do planejamento.
- Estruturação e apresentação de campanha
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Reuniões dirigidas. Brainstorming. Exercícios orientados.
Critério
participação em aula + exercícios orientados dividido por 5
Norma de Recuperação
O aluno em recuperaçåo deverá submeter-se à realizaçåo de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas .Caso contrário ,deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
BAUER, Martin & GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e 
som. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
CORREA, Roberto. Planejamento de propaganda. São Paulo: Global, 2002.
FERRARI, Flávio. Planejamento e Atendimento - a arte do guerreiro. São Paulo:
Metha, 1998.
JOUVE, Michele. La Communication Publicitaire. Approche strategique. Paris:
Breal, 1991
MARCENAC, Luc; MILON, Alain & SAINT-MICHEL, Serge. Strategies
Publicitaires. De l'etude marketing au choix des medias. Paris: Breal, 1992.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica, prática. São Paulo: Pioneira,
1996
SOLER, Pere. La investigación cualitativa en marketing y publicidad. Barcelona:
Paidós, 1997
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0353

Clique para consultar o oferecimento para CRP0353

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP