Informações da Disciplina
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Comunicações e Artes
Relac.públicas,propaganda e Turismo
Disciplina: CRP0354 - Administração em Publicidade
Administration Advertising
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2007
Desativação:
Objetivos
Introduzir o estudo da administração, centrado no universo da atividade publicitária. Incorporar conhecimentos específicos das técnicas administravas tendo como base as empresas de comunicação e as agências de publicidade.
Docente(s) Responsável(eis)
1249566 - Maria Clotilde Perez Rodrigues
Programa Resumido
Administração no contexto da publicidade. Teorias da Administração. Conceitos fundamentais: organização, planejamento, direção e controle. Organização e estrutura de uma empresa de publicidade. Competências gerenciais. Empreendedorismo. Administração de uma empresa de comunicação: gestão dos recursos, das pessoas, dos clientes etc. Construção de missão, visão e valores. Planejamento e controle.
Programa
- Introdução às Teorias da Administração: Administração Científica, Clássica, Burocracia, Escola Comportamental, Teoria dos Sistemas etc.
- Administração publicitária: estado da arte
- Conceitos fundamentais I: organização, planejamento, direção, controle, eficiência, eficácia, produtividade, qualidade etc.
- Conceitos fundamentais II: eficiência, eficácia, produtividade, competitividade, qualidade etc.
- Construção de missão, visão e valores organizacionais.
- Organização de uma empresa de publicidade: funcional, por clientes, por projetos etc.
- Estrutura de uma empresa de publicidade: organograma, hierarquia, funções, fluxo de comunicação, liderança.
- Competências gerenciais
- Empreendedorismo
- Gestão de recursos e de pessoas: desenvolvimento profissional, liderança e motivação.
- Administração dos clientes - administração das contas - relacionamento
- Administração publicitária – tendências.
Avaliação
Método
Aulas expositivas. Estudos de caso. Seminários.
Critério
participação em aula + seminário + prova escrita dividido por 10
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
Bibliografia
BACCEGA, Maria Aparecida (org.) Gestão de processos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2002.
CHIAVENATTO, Idalberto. Teoria geral da administração. 5ª. Ed. Rio de Janeiro:
Campus, 1999
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2000.
LOVELOCK, Christopher & WRIGHT, Lauren. Serviços, marketing e gestão. São
Paulo: Saraiva, 2001
LUPPERTI, E. Administração Publicitária. São Paulo: Thompson Learning, 2003
MAXIMINIANO, A. Introdução a Teoria da Administração. São Paulo: Atlas, 2000.
MORGAN, Gareth. Imagem das organizações. São Paulo: Atlas, 1999.
SANT´ANNA. Armando. Propaganda: teoria, técnica, prática. São Paulo: Pioneira,
1996
Clique para consultar os requisitos para CRP0354
Clique para consultar o oferecimento para CRP0354
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP