Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0372 - Análise Estrutural do Turismo

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação: 11/03/2014

Objetivos
Apresentar o atual estágio de desenvolvimento científico do Turismo, considerando suas variáveis explicativas e métodos de análise no âmbito da investigação de multi e interdisciplinaridade, com aplicações interativas e operacionais para explicar e interpretar a fenomenologia do Turismo por meio da Transdisciplinaridade.
Descrever o Sistema de Turismo – SISTUR, como modelo referencial de representação holística e instrumento analítico que fornece a visão pluridimencional e multicompreensiva da relação interativa.
Estimular a ampliação das perspectivas de visão dos diferenciais turísticos na biodiversidade, na reinterpretação e ressignificação do patrimônio na geoestratégia empresarial, na busca da excelência de qualidade e comapetitividade do produto turístico nos segmentos de mercado.
Reforçar a necessidade da formulação e adoção estratégica de desenvolvimento regional para o planejamento integrado e sustentável do Turismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
33293 - Mario Carlos Beni
 
Programa Resumido
Estudo do SISTUR – Sistema de Turismo, um modelo referencial holístico que situa e descreve o turismo em toda a sua abrangência, complexidade e pluricausalidade nas dimensões quantitativa e qualitativa. Análise de seus conjuntos: relações ambientais (subsistemas ecológico, econômico, social e cultural); organização estrutural (subsistemas da superestrutura e infraestrutura); e ações operacionais (subsistemas de mercado, oferta, produção, distribuição, demanda e consumo). Discussão dos equipamentos receptivos e sua adequação às características geoestratégicas e aos modelos de desenvolvimento turístico
 
 
 
Programa
1. Fundamentos da Teoria de sistemas aplicados ao turismo: epistemeologia do turismo; uniformização da terminologia para direcionar o universo de discurso ao entendimento trans e multidisciplinar e semiologia do turismo; Sistema de Turismo (SISTUR); objetivos, ambiente, recursos, componentes.
2. Dimensão do Sistema de Turismo (SISTUR); conjunto das relações ambientais; subsistema ecológico; subsistema econômico; subsistema social; subsistema cultural; análise do diferencial turístico.
3. Conjunto da organização estrutural do SISTUR; subsistema da superestrutura, a ação do Estado, política de turismo; o processo de
planejamento no desenvolvimento sustentável do Turismo; subsistema da infra-estrutura; básica de acesso e básica urbana; externalidades.
4. Subsistema do mercado; classificação dos mercados; mercado de Turismo; segmentação de mercado, comercialização dos produtos; o trade turístico; qualidade e competitividade do produto turístico; clusters turísticos.
5. Subsistema da oferta; oferta turística original; oferta turística agregada; investimentos na oferta; preferências e motivações dos turistas na conversão da oferta; conflito entre maior retorno dos investimentos e máxima capacidade da oferta; metodologia de previsão da oferta em nível regional.
6. Subsistema de produção; combinação dos fatores de produção no SISTUR, unidades de bens e serviços turísticos; dinâmica do processo produtivo em Turismo, a natureza compósita do produto turístico; avaliação dos produtos turísticos, leque de fórmulas de viagens.
7. Subsistema de distribuição; dinâmica da distribuição; agências de
viagens e turismo; empresa hoteleira; segmentação do mercado hoteleiro; timesharing; empresas de transportes; marketing do produto turístico.
8. Subsistema da demanda; principais fatores da demanda em Turismo; a retratibilidade da demanda; branding; concentração da demanda turística no espaço e no tempo; medida da demanda turística e a taxa de saída em férias; fatores socioeconômicos condicionantes da distribuição da demanda; fatores espaciais condicionantes da distribuição da demanda.
9. Subsistema de consumo; o processo de decisão de compra; a ação do marketing; fatores psicossociais; a percepção; fatores estimulantes; expectativas, preferência e necessidade dos consumidores; fidelização.
10. Instrumentação e Operacionalização do SISTUR; distribuição dos operadores na estrutura do sistema.
11. A ação do Estado na estrutura da administração pública do Turismo – Capacidade de Gestão.
12. Retrospectiva dos programas de planejamento, financiamento e desenvolvimento do Turismo.
13. Desenvolvimento endógeno, mobilização social participação comunitária e empreendedorismo no processo de ordenação do Turismo.
14. Política e planejamento estratégico no desenvolvimento sustentável do Turismo – cadeias produtivas e clusterização turística.
15. Modelo de gestão de Turismo no Brasil, mobilização do setor privado. Gestão compartilhada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, reuniões com grupos de trabalho para orientação, discussão e recomendações concernentes à área objetivo da pesquisa.
Critério
As notas serão avaliadas de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos.
Norma de Recuperação
- trabalho de interpretação e análise de textos e/ou tema do
- conteúdo programático para ser desenvolvido pelo aluno.
 
Bibliografia
     
ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços. Ed. Pioneira, São Paulo, 1992.

AMATO NETO, João. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais. Ed. Atlas, São Paulo, 2000.

BANDUCCI, Álvaro; BARRETO , Margarita. Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Ed. Papirus, Campinas, 2001.

BAPTISTA, Mário. Turismo gestão estratégica. Verbo, 2003.

BARBOSA, Ycarim Melgaço.¸O despertar do turismo: um olhar crítico sobre os não-lugares. Ed. Aleph, São Paulo, 2001

BARRETO, Margarita. Desenvolvimento sustentável do turismo e legado cultural. Ed. Papirus, Campinas, 2002.

BENI, Mario Carlos. Análise estrutural do Turismo. Ed. Senac, São Paulo, 11ª ed., 2006.

________________. Política e planejamento do turismo no Brasil. Ed. Aleph, São Paulo, 2006.

BISSOLI, Maria Ângela Ambrizi. Planejamento turístico municipal com suporte em sistemas de informação. Ed. Futura, São Paulo, 2000.

BOULLÓN, Roberto C. Planificación del espacio turístico. Ed. Trillas, México, 1991.
.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – a era da informação, economia, sociedade e cultura. Editora Paz e Terra, São Paulo, vol. 1-3, 1999.
________________. A sociedade em rede. Vol. I. ed. Paz e Terra, São Paulo, 2000.

CASTROGIOVANI, Antonio Carlos e GASTAL, Susana (org). Turismo urbano: cidades, sites de excitação turística. Edição dos Autores, Porto Alegre, 1999.

CÉSAR, Pedro de Alcântara Bittencourt; STIGLIANO, Beatriz Veroneze: Inventário turístico, Alínea, São Paulo, 2005.

COOPER, Chris, FLETCHER, John, WANHILL, Stephen, GILBERT, David, SHEPERD, Rebecca. Turismo, princípios e práticas. Ed. Bookman, Porto Alegre, 2001.

DIAS, Reinaldo; PIMENTA, Maria Alzira (orgs.): Gestão de Hotelaria e Turismo, Pearson, 2005.

DIAS, Reinaldo: Turismo sustentável e meio ambiente. Atlas, 2003.

FUNARI, Pedro P, PINSKY, Jaime. Turismo e Patrimônio Cultural, Ed. Contexto, São Paulo, 2001.

GOELDNER, Charles R.; RITCHIE, J.R.Brent, MCINTOSH, Robert W.: Turismo, princípios, práticas e filosofias. Bookman, Porto Alegre, 2002.

HALL, Michael C. Planejamento Turístico: Políticas e Relacionamentos. Ed. Contexto, São Paulo, 2001.

HALL, Stuart: A identidade cultural na pós modernidade. DP & A, 2004.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo. Ed. Aleph, São Paulo, 2000.
_________________. Sociologia do turismo - para uma nova compreensão do lazer e das viagens, Ed. Aleph, São Paulo, 2000.

LAWSON, Fred. Hotéis e Ressorts: planejamento e projetos. Ed. Bookman, Porto Alegre, 2003.

LEITE (org), F. Tarcísio. Por uma teoria da gestão participativa. Universidade de Fortaleza, 2000.

LEMOS, Leandro de: O valor turístico na economia da sustentabilidade. Aleph, São Paulo, 2005

Mc INTOSCH, Robert W, GOELDNER, Charles R. Tourism Prinples, practices, philosophies. 8ª ed., John Aley & Sons, 2000.

McKERCHER, Bob. Turismo na Natureza: Planejamento e sustentabilidade. Ed. Contexto, São Paulo, 2002.

MELO NETO, Francisco Paulo de, FROES, César. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Quality Mark, Ed. Rio, 2001.

MOLINA, Sérgio: Turismo metodologia e planejamento. Edusc, 2005
MOSER, Giancarlo: Antropologia do turismo, sociologia e história - temas e reflexões. ASSELVI, Blumenau, 2004.

MURTA, Stela Maris e ALBANO, Celina. Interpretar e Patrimônio, um exercício do olhar. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2002.

OMT. Desenvolvimento sustentável do ecoturismo - uma compilação de boas práticas – OMT. Roca, São Paulo, 2004

O’CONNOR, Peter. Distribuição da informação eletrônica em Turismo e Hotelaria. Ed. Bookman, Porto Alegre, 2001.

PALHARES, Guilherme L. Transportes Turísticos. Ed. Aleph, São Paulo, 2002.

PEARCE, Douglas G. BUTLER, Richard W. Desenvolvimento em Turismo: temas contemporâneos. Ed. Contexto, São Paulo, 2002.

PORTER, Michael E. Competição. Ed. Campus, Rio, 1999.

_________________. Vantagem competitiva. Ed. Campus, Rio, 1989.

REJOWSKI, Mirian. Turismo no percurso do Tempo. Ed.Aleph, São Paulo, 2002.
_______________. Turismo e pesquisa científica. Ed. Papirus, Campinas, 1996.

RODRIGUES¸ Adyr Balastreri. Turismo e espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. Ed. Hucitec, São Paulo, 1999.
________________________(org). Turismo e desenvolvimento local. Ed. Hucitec, São Paulo, 2000.

RABAHY, Wilson Abrahão: Turismo e desenvolvimento: estudos econômicos e estatísticos no planejamento. Manole, São Paulo, 2003.

SANTOS, Célia Maria dos; KUAZAQUI, Edmir: Consolidadores de turismo: serviços e distribuição. Thomson, 2004.

SANTOS, Milton, SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Ed, Record., Rio, 2001.

SILVA, Francisca de Paula Santos da. Turismo em rede: uma teia de múltiplas relações. Editado pela Faculdade de Turismo da Bahia, Salvador, 2000.

SILVA, Fernando Brasil da : A psicologia dos serviços em turismo e hotelaria: entender o cliente e atender com eficácia. Thomson, 2004.



SILVA JÚNIOR, José Henrique da: A política interna de turismo no Brasil (1992-2002) FACE-FUMEC C/ Arte, 2004

SWARBROOKE, John, HORNER, Susan. O comportamento do consumidor no Turismo. Ed. Aleph, São Paulo, 2002.

THEOBALD, Willian F. Turismo Global. Ed. Sena, São Paulo, 2001.

THOMAZI, Silvia M.: Cluster de turismo. Introdução ao estudo do arranjo produtivo local. Aleph, São Paulo, 2006

TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de Agências de Viagens e Turismo. Ed. Aleph, São Paulo, 2001.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi: Turismo e qualidade tendências contemporâneas. Papirus, Campinas, 1993.
______________________: Entretenimento - uma crítica aberta. Senac, São Paulo, 2003

TYLER, Duncan, GUERRIER, Yvonne e ROBERTSON, Martin (org). Gestão de turismo municipal. Ed. Futura, São Paulo, 2001.

VALLEN K., Gary, VALLEN J.Jerome. Check-in, Check-out: Gestao e prestação de serviços em hotelaria. Ed. Bookman, Porto Alegre, 2003.

YÁZIGI, Eduardo. A alma do lugar. Ed. Contexto, São Paulo, 2001.
______________. Civilização urbana, planejamento e turismo. Ed. Contexto, São Paulo, 2003.

WALKER, John R.: Introdução à hospitalidade. Manole, São Paulo, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0372

Clique para consultar o oferecimento para CRP0372

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP